Reuters
07/11/2001 - 17h06

Nova Zelândia diz ser a "Terra do Meio", de "O Senhor dos Anéis"

da Reuters, na Nova Zelândia

A Nova Zelândia declarou na terça-feira que abriga a Terra do Meio, do escritor J.R.R. Tolkien. Com isso, procura capitalizar sobre o lançamento do primeiro filme da trilogia clássica "O Senhor dos Anéis" em dezembro.

O primeiro filme, "A Irmandade do Anel", tem estréia prevista para 10 de dezembro em Londres e foi rodado em 35 locações na Nova Zelândia, desde uma pedreira em Wellington até a pitoresca Queenstown, nos Alpes do Sul.

A primeira-ministra, Helen Clark, disse, em comunicado à imprensa, que o governo vai gastar até 4,5 milhões de dólares neozelandeses (US$ 1,9 milhões) para promover o país, à medida que "O Senhor dos Anéis" for se desenrolando.

A clássica fantasia de J.R.R. Tolkien sobre hobbits, trolls, elfos e magos já vendeu estimadas 100 milhões de cópias em todo o mundo ao longo dos últimos 50 anos.

O diretor neozelandês Peter Jackson passou sete anos e gastou US$ 300 milhões para recriar a trilogia no cinema, em filmes estrelados por Ian McKellen, Cate Blanchett e Christopher Lee.

Os segundo e terceiro filmes da trilogia, eleita o livro do século 20 em muitas pesquisas de opinião sobre o milênio conduzidas em diversas partes do mundo, serão lançados ao longo dos próximos dois anos.

O governo de Helen Clark nomeou um ministro do Senhor dos Anéis, Pete Hodgson, para coordenar os esforços promocionais da Nova Zelândia, que visam incentivar as exportações de alimentos e bebidas, além de promover o país como locação para filmes.

O governo está financiando mapas que identificam a Nova Zelândia como lar da Terra do Meio, a terra lendária onde o hobbit Frodo Bolseiro parte em sua jornada para destruir o todo-poderoso anel mágico que lhe foi deixado por seu tio Bilbo.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca