Reuters
08/11/2001 - 15h33

Envio de tropas para Afeganistão pode rachar coalizão na Alemanha

da Reuters, em Berlim

O governo alemão enfrenta hoje uma grave crise por causa da resistência de integrantes da coalizão em aprovar o deslocamento de tropas para ajudar os EUA na guerra contra o Afeganistão. A coalizão é formada pelos partidos Social Democrata (SPD) e Verde.

Reuters - 16.fev.2000>
Gerard Schröder, primeiro-ministro da Alemanha
Segundo analistas, é o momento mais difícil para o primeiro-ministro Gerhard Schröder desde 1999, quando o Partido Verde relutou em aceitar o envio de aviões a Kosovo.

Schröder pediu ao Parlamento a aprovação da operação com maioria expressiva, para demonstrar a solidariedade alemã aos EUA após os atentados de 11 de setembro.

O governo decidiu ontem enviar 3.900 soldados para a região do conflito, na primeira missão militar do país fora da Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Para analistas, isso reflete o desejo alemão de ter um papel político equivalente à sua força econômica.

Mas 15 membros do Partido Verde disseram que estão pensando em votar contra. Dois deputados do partido do primeiro-ministro (Social-Democrata) anunciaram que também se opõem à participação na guerra. Isso coloca em risco a maioria de Schröder no Parlamento, que é de 16 votos, mas a medida conta com apoio da oposição conservadora e liberal.

Segundo analistas, o Partido Verde -que está com a popularidade em baixa- sabe que deixar o governo representaria um suicídio político. Por isso, na última hora, devem aprovar o envio das tropas. Mesmo o governo pode ter que passar pelo incômodo de precisar da oposição para aprovar a medida, o que deve enfraquecer a coalizão.

Pensando nisso, o ministro das Relações Exteriores, Joschka Fischer, principal integrante do Partido Verde no governo, disse, preocupado, que seria "fatal" se a Europa não aderisse ao esforço de guerra dos EUA.

Vários militantes do Partido Verde já pediram o fim dos bombardeios norte-americanos ao Afeganistão. Uma pesquisa divulgada hoje mostra que 57% dos alemães não querem tropas do país no conflito.


Leia mais:
  • Conheça as armas usadas no ataque

  • Saiba tudo sobre os ataques ao Afeganistão

  • Entenda o que é o Taleban

  • Saiba mais sobre o Paquistão

  • Veja os reflexos da guerra na economia
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca