Reuters
12/11/2001 - 11h57

Indústria de games se prepara para maior semana da história

da Reuters, em Los Angeles (EUA)

De um lado, um bombeiro baixinho. De outro, o homem mais rico do mundo —vidrado em tecnologia. Essa semana presenciará o início da batalha entre Mario Bros e Bill Gates em uma indústria que movimenta US$ 20 bilhões por ano.

Os próximos dias marcam a mais esperada e decisiva semana nos 29 anos de história do videogame. Na quinta-feira, acontece o lançamento do Xbox da Microsoft nos Estados Unidos. No próximo domingo, o GameCube, console de próxima geração da japonesa Nintendo, famosa pelo personagem Mario Bros, chega à América do Norte.

Analistas esperam que os dois lançamentos nos EUA, combinados com as vendas do PlayStation 2 da Sony, lançado há um ano, inflamem o ciclo de crescimento da indústria de games, que já vale mais do que o mercado de Hollywood.

Os lançamentos dos produtos em solo norte-americano, que acontecem perto da temporada de compras de fim de ano, devem colocar o setor de games dentro de uma aventura ao estilo "Donkey Kong", o jogo com um grande gorila como personagem principal.

O valor de mercado de algumas empresas criadoras de games, como a Activision e a THQ, que criam software para os três consoles de próxima geração, mais do que dobrou durante 2001, enquanto o índice da bolsa eletrônica Nasdaq perdeu mais de 25% de seu valor.

Até o final do ano, não menos do que 225 jogos estarão disponíveis para a próxima geração de plataformas, que são equipadas com rápidos processadores e altas resoluções gráficas.

"É um período sem precedentes para a indústria", disse o presidente da desenvolvedora de jogos Sega of America, Peter Moore, à Reuters.

O GameCube, que custará US$ 199, é um aparelho compacto e desenhado para atrair crianças e jovens, principal público da Nintendo, que tem clássicos como os jogos da série Super Mario.

O Xbox, da Microsoft, parece mais uma máquina. O console é preto com um logotipo verde estilizado e possui chip mais rápido que os consoles rivais, mais memória e outras características para cativar pessoas entre 18 e 30 anos.

Os dois novos consoles irão competir com o PlayStation 2 em uma época na qual todos os indicadores econômicos apontam para uma recessão. Apesar disso, não há nenhuma evidência de que a desaceleração possa atingir a indústria de games.

"No dia de lançamento nós não teremos unidades de Xbox ou GameCube disponíveis", disse o vice-presidente da varejista norte-americana de games Electronics Boutique, Peter Roithmayr, sobre o sucesso da pré-venda dos videogames.

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