Reuters
12/11/2001 - 16h41

EUA assumirão prejuízo por queda de avião caso tenha sido ato terrorista

da Reuters

Caso a queda do avião da American Airlines sobre o bairro do Queens, em Nova York, tenha sido causado por terroristas, o governo dos Estados Unidos -e não as companhias de seguro- terá de assumir o pagamento das indenizações decorrentes da tragédia.

Depois dos ataques de 11 de setembro, as seguradoras internacionais, como o mercado londrino de seguros Lloyd's, excluíram coberturas acima de US$ 50 milhões por acidentes aéreos que tenham sido causados por atos terroristas.

Com isso, coube aos governos ao redor do mundo se responsabilizar pelo pagamento de até US$ 1,5 bilhão de indenizações no caso de atentados terroristas envolvendo aeronaves.

Se o acidente em Nova York foi causado por falha mecânica, as seguradoras pagam a conta total. O Departamento de Aviação Federal dos EUA (FAA, na sigla em inglês) afirmou não ter informação sobre a causa da queda da aeronave.

O avião comercial Airbus A-300 da American Airlines caiu minutos depois de levantar vôo do Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York. De acordo com a American Airlines, 255 pessoas estavam a bordo, 246 passageiros e nove tripulantes.

Leia mais no especial Risco no Ar
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca