Reuters
12/11/2001 - 20h48

Ex-rei quer paz e unidade para Afeganistão

da Reuters, em Islamabad (Paquistão)

O ex-rei do Afeganistão Zahir Shah disse em uma entrevista transmitida hoje que espera que sua nação possa recuperar-se da atual crise depois de ter se tornado a "toca dos terroristas" do Taleban.

Em entrevista para a BBC, ele disse que passa dia e noite pensando sobre seu país, onde as forças anti-Taleban tiveram vitórias no fim de semana depois de mais de um mês de ataques aéreos comandados pelos Estados Unidos.

Zahir Shah, que vive no exílio em Roma desde que foi derrubado em 1973, disse que "a condição básica para a salvação da unidade da nação do Afeganistão é que o povo possa participar na reconstrução do país".

A coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o Taleban espera que um governo pós-guerra, com o ex-rei como líder, possa emergir no Afeganistão.

A entrevista, na língua afegã Dari, foi o segundo discurso do ex-rei para o povo afegão desde os ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos, cujo principal suspeito é Osama bin Laden, abrigado no país pelo Taleban.

Quando perguntado sobre o Taleban, ele acusou a linha dura do movimento islâmico de não respeitar os valores e as tradições.

"Eu espero que o Afeganistão torne-se um país islâmico independente onde os direitos de todos os homens e mulheres serão respeitados", disse Shah.

Leia mais:
  • Conheça as armas usadas no ataque

  • Saiba tudo sobre os ataques ao Afeganistão

  • Entenda o que é o Taleban

  • Saiba mais sobre o Paquistão

  • Veja os reflexos da guerra na economia

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca