Reuters
14/11/2001 - 10h14

Falha no estabilizador pode ter causado acidente com avião em NY

da Reuters, em Nova York

Investigadores que analisam as causas da queda do Airbus A-300 da American Airlines em Nova York já identificaram as principais peças do avião, inclusive as turbinas, que parecem estar inteiras e sem sinal de defeito.

O avião caiu na segunda-feira passada (12) sobre uma área residencial, matando pelo menos 262 pessoas. A análise parcial dos destroços e da gravação de voz da cabine não demonstrou falha dos motores nem um ato criminoso.

Outra possibilidade considerada pelas autoridades é a de que um pássaro tenha sido sugado para dentro da turbina. Somente a análise da caixa-preta da aeronave, encontrada ontem, irá revelar qual a causa do acidente.

Os investigadores se concentram agora no estabilizador vertical do avião, encontrado no mar, a quase um quilômetro do local da queda. O estabilizador fica na cauda do avião e o mantém voando em linha reta. A análise desta parte da fuselagem busca por sinais de corrosão ou algum outro problema.

Os outros mecanismos de controle -os ailerons (leme de inclinação lateral), por exemplo- caíram junto com o Airbus.

O Departamento Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA (NTSB) informou que a gravação da cabine registra o som de dois trancos no avião antes de o piloto perder o controle, pouco depois de decolar do aeroporto John F. Kennedy com destino à República Dominicana.

Entre esses dois ruídos, o piloto comenta que tem outro avião à sua frente -um Boeing da JAL que decolou dois minutos e meio antes. É possível que a turbulência desse avião tenha causado danos estruturais ao Airbus.

O NTSB não informou a que distância os dois aviões estavam, mas especialistas dizem que eles deveriam estar a uma distância segura. A recomendação é manter, pelo menos, 6,5 km de distância.

A queda do avião provocou um incêndio em cerca de dez casas no bairro de Rockaway, um subúrbio de classe média perto da praia, no Queens (em Nova York).

Leia mais no especial Risco no Ar
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca