Reuters
16/11/2001 - 14h51

Xbox é início de longa batalha para a Microsoft

da Reuters, em Los Angeles

A Microsoft tem sido chamada de monopólio, mas raramente de perdedora. Porém, ao entrar no competitivo universo dos videogames com o lançamento do Xbox, a empresa começa num distante terceiro lugar em uma indústria de US$ 20 bilhões liderada pela Sony e Nintendo.

A Microsoft vai gastar cerca de US$ 500 milhões para promover seu console e pode gastar quase o dobro nos próximos anos para conquistar seu futuro na indústria de eletrônicos, além do mercado de computadores pessoais, disseram analistas.

O Xbox custa US$ 299 em Nova York e tem características similares a muitos laptops que são cinco vezes mais caros. O produto inclui um processador Intel Pentium III de 733 MHz, 64 MB de memória RAM, um disco rígido de 8 GB e um tocador de DVDs.

Muitos observadores da indústria vêem o Xbox evoluir como um grande aparelho de entretenimento doméstico, uma estratégia que a Sony tem sinalizado com o seu PlayStation2, que já tem um ano.

"Nós estamos próximos de lançar a pedra fundamental para todo nosso negócio voltado ao consumidor", disse o executivo da Microsoft encarregado do Xbox, Robbie Bach.

Mas, para o Xbox cumprir essa promessa, vai precisar se tornar um duradouro competidor numa indústria de videogames que a Nintendo ajudou a reviver em 1985 e que a Sony dominou uma década depois.

O Xbox —uma caixa preta com inscrições em plástico verde— irá ao mercado com um preço semelhante ao do PlayStation 2 e US$ 100 mais caro que o novo console da Nintendo, o GameCube, que começará a ser vendido nos EUA domingo.

MS paga para vender

A analista Mary Meeker, do Morgan Stanley, disse na última semana que a Microsoft pode perder US$ 1 bilhão com o Xbox até o final de 2004, antes de conseguir equilibrar o negócio. A companhia tem dito que vai recuperar as perdas que tiver nas vendas do console com os lucros conseguidos com a venda de jogos para ele.

Outras companhias dão um palpite sobre a vitória final do Xbox. A fabricante de chips gráficos NVIDIA, uma líder dessa indústria, disse na última semana que 15% de seu faturamento no último trimestre veio de seu processador instalado no Xbox.

A fabricante sob contrato Flextronics International está montando os consoles para a Microsoft e alguns analistas já estimaram que o contrato possa valer mais de US$ 1 bilhão por ano. Analistas estimam que a Flextronics recebe US$ 375 para cada Xbox que fabrica, o que significa que a Microsoft perde US$ 76 em cada console.

"Quanto melhor for o Xbox, mais dinheiro a Microsoft vai perder, porque eles perdem dinheiro em cada unidade que vendem", disse Art Russell, um analista da Edward Jones and Co. Mas com US$ 36 bilhões no banco, a Microsoft tem o poder, disse o analista.

"Eu acredito que a Microsoft veio para ficar na indústria de videogames e eu acho melhor as pessoas acostumarem-se com isso', disse Jones.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca