Reuters
16/11/2001 - 15h59

Filme "Harry Potter" pode aumentar venda de corujas

da Reuters, em Londres

Diversos ornitólogos temem que o clima de entusiasmo criado em torno do filme "Harry Potter e a Pedra Filosofal", que chega aos cinemas dos EUA e do Reino Unido hoje, eleve a procura por corujas.

"Em certo sentido, o momento escolhido para lançar o filme foi infeliz", disse Ray Lowden, do Centro Kielder de Aves de Rapina, em Northumberland, norte da Inglaterra. Ele teme que as crianças peçam a ave como presente de Natal.

Proprietária de uma agência que acompanha o que acontece com mais de 20 mil aves de rapina, Jenny Wray conta que vem recebendo muitas chamadas de pessoas à procura de criadores interessados em vender corujas-brancas reais, a ave mostrada no filme.

"Essa coruja não é muito inteligente ou sociável. As pessoas a estão procurando unicamente por sua aparência", disse Wray.

Corujas de qualquer espécie requerem cuidados especiais. Muitos donos de corujas ficaram irritados com o trailer do filme, que mostra Harry carregando sua coruja, Hedwig, numa gaiola de papagaio. Uma coruja de estimação precisa viver numa gaiola do tamanho de um quarto pequeno e fazer vôos regulares fora dela.

O especialista em corujas Vincent Jones disse que toda coruja precisa alimentar-se de mamíferos pequenos. "Elas precisam comer pêlos e ossos, senão morrem", explicou.

A coruja branca real pode chegar a 70 centímetros de altura e possui garras muito fortes.

Leia mais na Folhinha Online
  • Página especial traz tudo sobre Harry Potter

  • Faça o quiz dos quatro livros da série

  • Monte o quebra-cabeças do bruxinho

  • Coloque a turma do Harry no seu computador

  • Conheça o game do Harry Potter

  • Veja fotos da estréia do filme em Londres
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca