Reuters
21/11/2001 - 15h10

Fabricantes apostam em venda de 150 mil DVDs neste Natal

da Reuters

O DVD tem sido apontado como um dos produtos mais cobiçados deste Natal, segundo fabricantes como LG e Gradiente. A estimativa é de que sejam comercializadas 150 mil unidades entre novembro e dezembro, segundo o presidente da LG no país, Un Chul Hwang.

A LG detém 30% do mercado brasileiro de DVDs, perdendo apenas para a Gradiente, com 50%. O presidente da Gradiente, Eugênio Staub, disse na semana passada que o mercado brasileiro de DVDs este ano ficará entre 600 mil e 700 mil unidades.

Em 2002, segundo Staub, o mercado deve superar um milhão de unidades. O presidente da LG concorda: "o mercado vai explodir no ano que vem".

Enquanto a Gradiente avança no fronte do "home theater", a LG aposta no DVD portátil, que é utilizado na primeira classe dos vôos internacionais. O preço do DVD convencional caiu bastante ao longo deste ano e pode-se encontrar alguns modelos por menos de R$ 500. O DVD portátil custará, no entanto, R$ 3.590, segundo a LG.

Monitores de plasma e de cristal líquido, outros produtos de alto preço, também devem ter boa recepção no Brasil, na avaliação da fabricante coreana, que investiu US$ 7 milhões em uma linha de produção desses equipamentos no país. A LG pretende produzir 700 unidades de monitor de plasma por mês e 500 peças à base de cristal líquido.

As projeções da LG são de que o Brasil vai consumir este ano 400 monitores de plasma e 500 de cristal líquido, passando a 4 mil e 10 mil unidades, respectivamente, em 2002.

Em todo o mundo devem ser vendidos este ano 480 mil monitores ou TVs de plasma, sendo que 80% ficarão com o mercado corporativo. Isso representa um crescimento de 200% sobre o ano passado.

Para 2002, a estimativa mundial de vendas é de 1,0 milhão a 1,3 milhão de unidades, com uma participação maior do consumidor residencial de cerca de 30%. O Brasil ainda vai responder por apenas 10 mil a 15 mil desse total.

A LG mantém nos seus planos a produção de componentes para equipamentos eletrônicos e de telecomunicações. Segundo Hwang, a decisão sobre o investimento será tomada no início de 2002. O projeto foi orçado inicialmente em US$ 60 milhões, mas já sofreu vários adiamentos.

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