Reuters
21/11/2001 - 20h18

Fernanda Young explora temática gay em novo livro

da Reuters, em São Paulo

Carioca de nascimento e paulistana "exilada" (como ela mesma diz) por opção, a escritora Fernanda Young lançou recentemente seu quinto livro, fruto de uma curta carreira de cinco anos.

"O Efeito Urano" faz parte da coleção "Cinco Dedos de Prosa", da editora Objetiva, em que autores brasileiros criam obras inspiradas nos dedos da mão.

Além de Young, participam dessa série Carlos Heitor Cony, Mario Prata, Manoel Carlos e Luis Fernando Veríssimo. E a romancista quis logo partir para a irreverência do dedo médio.

"Esse é um dedo que eu adoro e uso muito, assim, na rua, para pessoas que me incomodam", disse Young em entrevista à Reuters. "Sempre me defendi muito com esse dedo e é nele que eu uso anel. Acho que todos os dedos podem estar sendo trabalhados com mil possibilidades porque a mão toda é inspiradora. Mas acho que o dedo médio é o mais contemporâneo, o mais pop."

"Ele é o que surge no movimento punk. Ele já tem um design, um conceito. E ele penetra, é sexual. Eu gosto. Não titubeei a respeito da escolha", contou a autora.

O título do livro tem como base a astrologia e se refere a um lapso matemático muito próximo de um inferno astral. "É o acaso, a transformação, a queda. A desvirtuação da intenção. É quando você vê que todas as suas intenções estão fugindo pelos seus dedos e você quer fazer uma coisa, mas acaba fazendo outra", explicou Young.

"O Efeito Urano" conta a história de Cristiana, Guido e Helena. Cristiana, jornalista, forma um belo casal com Guido, psicanalista. Mas suas vidas sofrem uma reviravolta quando Cristiana conhece Helena...e se apaixona.

Young diz que, embora a trama envolva o romance gay entre Cristiana e Helena, o livro tem como objetivo abordar o amor e as loucuras impulsionadas pela paixão arrebatadora.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca