Reuters
22/11/2001 - 17h17

"Harry Potter" vai levar seis anos para chegar ao teatro

da Reuters, em Londres

Milhões leram os livros e milhares assistiram ao filme, mas os fãs do mago mais famoso do mundo terão de esperar pelo menos seis anos antes que possam vê-lo fazendo sua magia no palco.

"Os direitos de dramatização não estão licenciados e estão sujeitos a um impedimento contratual até 2007", disse uma porta-voz de Christopher Little, agente da escritora J.K. Rowling, na quinta-feira.

A porta-voz disse que há sondagens regulares de todo o mundo sobre os direitos de produção de uma peça, mas todas são educadamente recusadas.

Apenas uma escola de meninas em Hampshire, sul de Londres, foi a exceção. Suas alunas interpretaram uma adaptação de "Harry Potter e a Pedra Filosofal" para o teatro, escrita pela professora de inglês Heather Morland e autorizada por Rowling.

Os livros de Potter, um menino órfão que descobre que é mago, venderam mais de cem milhões de cópias em todo o mundo, atingindo o topo das listas de best-sellers.

Mãe solteira que se transformou na estrela multimilionária, Rowling já escreveu quatro livros de sucesso sobre Potter, e prometeu mais três, até a formatura do garoto na escola Hogwarts.

Ator teve a cor dos olhos alterada em "Harry Potter"
daReuters, em São Paulo

As filmagens de "Harry Potter e a Pedra Filosofal", do diretor Chris Columbus, sempre foram cercadas de muito mistério. Mas muitas histórias saborosas, envolvendo o elenco e a equipe técnica, acabaram sendo desvendadas pela imprensa internacional e divulgadas pela própria Warner Bros.

Para se ter uma idéia, os olhos do protagonista Daniel Radcliffe foram colorizados por computador. Embora o ator mirim tenha lindos olhos azuis, Harry Potter é conhecido por seus olhos verdes e um detalhe como esse não poderia passar batido.

O garoto tentou usar lentes de contato para encarnar o bruxinho. Mas por causa de uma irritação persistente, a cor de seus olhos teve de ser alterada por computador na pós-produção do filme.

"Harry Potter e a Pedra Filosofal" não pôde ser rodado na catedral de Canterbury porque a história continha cenas de bruxaria.

As locações foram feitas em várias igrejas, castelos e monumentos britânicos. Os claustros e corredores da escola Hogwarts de bruxaria são da catedral de Gloucester.

As paredes externas e as torres do século 14 do castelo de Alnwick se tornaram a parte de fora de Hogwarts, e a catedral de Norman, em Durham, é a sala onde acontecem as aulas de transfiguração da professora Minerva.

Já o prédio da Australian High Commission, no coração do distrito financeiro de Londres, é a sede do banco Gringotes; a Oxford Divinity School é o hospital de Hogwarts; a Bodleian Library é a biblioteca da escola, e a estação ferroviária de Goathlande, em North Yorkshire, foi usada como a estação de Hogsmeade.

Vinte anões foram contratados para trabalhar nas cenas do banco Gringotes. Durante vários dias, o grupo passava pelo centro de Londres em direção aos sets de filmagem na sede da Australian High Commission.

Por causa da pesada maquiagem, eles ficavam praticamente o dia inteiro sem poder comer. Verne Troyer, que trabalhou em "Austin Powers 2" no papel de Mini-me, também faz parte do elenco.

Leia mais na Folhinha Online
  • Página especial traz tudo sobre Harry Potter

  • Faça o quiz dos quatro livros da série

  • Monte o quebra-cabeças do bruxinho

  • Coloque a turma do Harry no seu computador

  • Conheça o game do Harry Potter

  • Veja fotos do filme

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca