Reuters
22/11/2001 - 19h23

França promete enviar mais 2.000 soldados para o Afeganistão

da Reuters, em Paris

A França pretende comprometer-se com cerca de 5.000 homens na campanha liderada pelos Estados Unidos no Afeganistão, disse um porta-voz do Ministério da Defesa na quinta-feira.

O porta-voz Jean-François Bureau disse que 2.450 homens da Marinha e da Aeronáutica estariam envolvidos no envio de tropas ao Oceano Índico no porta-aviões Charles de Gaulle, que deverá chegar à região em meados de dezembro.

O envolvimento francês na campanha até agora foi limitado a apoio logístico e de inteligência, com cerca de 2.000 homens, como também um grupo de cerca de 300 pessoas de prontidão para missões de ajuda humanitária e segurança em torno de Mazar-i-Sharif.

A maior parte das operações militares do Afeganistão, que começaram com ataques aéreos pelos Estados Unidos em 7 de outubro, foram executadas pelos EUA e pela Grã-Bretanha.

Bureau disse que o compromisso francês com 5.000 homens, que foi decidido no momento em que a atenção volta-se também para ajuda e futura estrutura política no Afeganistão, não pode ser considerado insignificante.

O primeiro-ministro, Lionel Jospin, anunciou o envio do único porta-aviões da França na quarta-feira para impedir Bin Laden e membros de sua rede Al Qaeda de fugirem do Afeganistão pelo mar.

A França também anunciou o despacho de seis caças-bombardeios Mirage 2000, mas ainda não foi definido qual será o local de pouso na Ásia Central.

Leia mais:
  • Conheça as armas usadas no ataque

  • Saiba tudo sobre os ataques ao Afeganistão

  • Entenda o que é o Taleban

  • Saiba mais sobre o Paquistão

  • Veja os reflexos da guerra na economia
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca