Reuters
23/11/2001 - 17h49

Ex-rei afegão envia duas mulheres para cúpula na Alemanha

da Reuters, em Roma

O ex-rei do Afeganistão está enviando duas mulheres para as negociações sobre unidade nacional na Alemanha e está confiante de que o encontro será um sucesso, disse hoje um conselheiro de sua equipe.

O ex-rei Zahir Shah, 87, enviará uma equipe de oito pessoas _incluindo duas mulheres_ para a reunião entre os líderes afegãos em Bonn, a fim de mostrar que ambos os sexos têm um papel importante no novo Afeganistão.

"Estamos indo com um sentimento muito bom e esperamos alcançar algo bom para todo o povo afegão e para o Afeganistão", disse Hamid Sidig, o conselheiro do ex-rei que também participará das reuniões.

A ONU convidou quatro grupos afegãos rivais para discutir na Alemanha a possível criação de um conselho interino no Afeganistão para administrar a transição do governo do Taleban.

As duas delegadas da equipe do ex-rei chamam-se Rona Yusuf Mansuri, radicada na Alemanha, e Sima Wali, que mora nos Estados Unidos. Ambas são importantes ativistas afegãs disse Sidig.

"Esse é um dos nossos objetivos. Restituir os direitos da mulher do Afeganistão", disse Sidig.

Sob o regime Taleban, as mulheres não podiam trabalhar, frequentar escolas nem andar em público sem estarem cobertas da cabeças aos pés.

Leia mais:
  • Conheça as armas usadas no ataque

  • Saiba tudo sobre os ataques ao Afeganistão

  • Entenda o que é o Taleban

  • Saiba mais sobre o Paquistão

  • Veja os reflexos da guerra na economia

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca