Reuters
26/11/2001 - 19h15

EUA e Rússia discordam sobre sanções contra Iraque

da Reuters, em Washington

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Colin Powell, e o ministro das Relações Exteriores russo, Igor Ivanov, conversaram hoje sobre as sanções da ONU contra o Iraque, mas não chegaram a um acordo para uma nova resolução do Conselho de Segurança, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Richard Boucher.

"Nós ainda estamos tentando trabalhar nisso e obter um acordo o mais rápido possível que alinharia a Rússia aos outros membros dos cinco permanentes (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança)", disse em um comunicado.

O objetivo dos Estados Unidos é uma resolução da ONU que torne ainda mais restritas as sanções contra a importação de produtos militares do Iraque e mais brandos os controles sobre bens civis.

Os EUA já tentaram duas vezes neste ano persuadir o Conselho de Segurança a aprovar uma resolução desse tipo mas, diante da oposição russa, foram obrigados a aceitar a prorrogação do atual programa de petróleo-por-comida para o Iraque.

Hoje, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, pediu hoje que o presidente iraquiano, Saddam Hussein, autorize a entrada de inspetores da ONU (Organização das Nações Unidas) no país para verificar se há fabricação local de armas de destruição em massa.

Quando questionado sobre o que aconteceria se Saddam recusasse, Bush respondeu: "Ele vai descobrir".
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca