Reuters
27/11/2001 - 17h00

Livro remonta trecho fluvial da Expedição Langsdorff

da Reuters, em São Paulo

O livro "No Caminho da Expedição Langsdorff - Memória das águas", de Adriana Florence, remonta artisticamente o traçado fluvial de uma das principais expedições do Império.

O lançamento da obra está previsto para esta terça-feira no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, e será promovido pela Editora Melhoramentos em conjunto com a produtora Grifa Cinematográfica.

Ocorrida entre 1821 e 1829, e comandada pelo cônsul-geral da Rússia Grigory Ivanovich Langsdorff, a expedição foi registrada na época por dois artistas franceses: Hercule Florence e Adrian Taunay.

A pedido do Discovery Channel, Adriana Florence, tetraneta de Hercule, fez parte da equipe de documentaristas que refez durante um mês - entre setembro e outubro de 1999 - o traçado fluvial da expedição.

Eles percorreram 6.000 quilômetros a bordo de três botes infláveis, partindo de Porto Feliz, em São Paulo, em direção a Santarém, no Pará, segundo informou a Melhoramentos em comunicado.

No livro, Adriana, que é artista plástica, mostra uma seleção dos registros feitos em aquarelas desenhos e fotografias, além de contar suas anotações sobre o dia-a-dia da aventura.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca