Reuters
27/11/2001 - 23h08

Manolo García, Manu Chao e U2 ganham Prêmio Amigo na Espanha

da Reuters, em Madri

Manolo García, Manu Chao e a banda irlandesa U2 foram os vencedores da quinta edição do Prêmio Amigo 2001, concedido pela indústria fonográfica espanhola.

García, ex-membro do grupo "Ultimo de la Fila", recebeu duas estatuetas como melhor artista solo espanhol e melhor disco espanhol com "Nunca el Tiempo es Perdido", na cerimônia de entrega do prêmio que aconteceu na noite de segunda-feira.

Manu Chao, ex-líder do grupo de rock francês Mano Negra, foi escolhido como melhor artista solo latino e melhor disco latino com "Próxima Estación: Esperanza".

Na categoria internacional, a vencedora foi a banda irlandesa U2 com dois prêmios: de melhor banda e melhor disco com "All That You Can't Leave Behind".

Os prêmios, concedidos pela Associação Fonográfica e Videográfica Espanhola (Afyve), foram entregues em um espetáculo apresentado pela atriz espanhola Carmen Maura.

No total, foram 51 indicados para 16 prêmios, que são distribuídos entre os melhores artistas do panorama musical nacional, internacional e latino. Os artistas vencedores são eleitos por 854 profissionais da mídia e da indústria da música.

A Café Quijano foi escolhida como melhor banda espanhola. A mexicana Paulina Rubio recebeu a distinção de melhor artista solo latina e Coyote Dax arrebatou a estatueta de melhor revelação latina.

Na categoria internacional, Craig David e Bjork ficaram com os prêmios de melhor artista masculino e feminino, e Dido foi escolhida como revelação.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca