Reuters
26/04/2001 - 14h21

Empresas petrolíferas que apóiam governo Bush sofrem protestos

da Reuters, em Amsterdã

O grupo ambientalista não-governamental Greenpeace afirmou hoje que vai promover protestos contra cinco companhias de petróleo norte-americanas que apóiam a decisão do governo dos EUA de rejeitar os termos do Protocolo de Kyoto.

Segundo o Greenpeace, os seus protestos serão contra as companhias petrolíferas Exxon/Mobil, Chevron, Texaco, Conoco e Philips. A estratégia é atrapalhar os negócios dessas empresas fora dos Estados Unidos até que o apoio seja retirado.

"Os diretores das companhias de petróleo norte-americanas têm que tomar uma decisão sobre quem significa mais para eles, se são os consumidores, que pagam seus salários, ou George W. Bush que recebe suas contribuições de campanha", disse o porta-voz internacional do Greenpeace, Steve Sawyer.

O Protocolo de Kyoto, assinado em 1997 no Japão, prevê que os países industrializados reduzam as emissões de gases causadores do efeito estufa em 5,2% até 2012.

No mês passado, o presidente norte-americano George W. Bush anunciou que não iria ratificar o acordo, porque as medida para reduzir a emissão dos gases afetaria a economia do país.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca