Reuters
29/11/2001 - 12h39

Serviços de venda de MP3 estréiam na temporada de Natal

da Reuters, em Los Angeles

Os principais serviços pagos de download de músicas na internet estão programados para estrear durante a temporada de fim de ano. Apesar de investirem alto nos CDs de seus artistas nessa época, as gravadoras precisam começar a atuar no ciberespaço para combater a prática dos downloads gratuitos popularizados pelo Napster e pelo Morpheus.

As gravadoras se reuniram em dois grandes grupos. São eles: MusicNet, uma iniciativa de RealNetworks, Warner Music, EMI e BMG; e Pressplay, uma parceria entre Universal Music e Sony Music. Outros serviços menores, como o FullAudio e o Listen.com, também devem ser inaugurados em breve.

Também em decorrência de serviços gratuitos como o Napster —que foi desativado por decisão da Justiça dos EUA e agora prepara sua versão paga—, a indústria fonográfica poderá ter prejuízo pela primeira vez em dez anos, data em que a empresa SoundScan começou a monitorar o setor.

Nos EUA, a indústria musical deve vender 11 milhões de CDs a menos em relação ao ano anterior. No mundo, a queda foi de 5% no primeiro semestre, em comparação ao mesmo período de 2000.

"Há muitos dólares sendo gastos em publicidade de CDs, portanto este é um momento difícil para a estréia dos serviços on-line. Mas as gravadoras irão em frente, pois muitas já se comprometeram com o lançamento", afirmou um dos executivos envolvidos com a MusicNet. "O primeiro grande impulso para o setor ocorrerá só no primeiro trimestre do ano que vem", acrescentou.

Os analistas de mercado concordam que a prioridade imediata é vender os CDs na temporada de compras de Natal. "Imagino que os selos estão usando sua força promocional para vender os CDs neste momento", afirmou Lee Black, da empresa de pesquisa Webnoize.

A Jupiter Media Metrix prevê que o setor de música digital movimentará cerca de US$ 1,6 bilhão em 2006, sendo que US$ 1 bilhão virá das assinaturas de serviços pagos.

"Não esperamos que haja muita movimentação para esses serviços pela época do Natal ou mesmo no próximo ano", afirmou Aram Sinnreich, analista da Jupiter Media Metrix, confirmando a impressão geral de que os serviços alternativos gratuitos vão atrasar a popularização dos produtos pagos de música on-line.

Para superar a concorrência, os novos serviços terão de oferecer arquivos digitais com excelente qualidade, uma vasta seleção musical e muita informação. O acesso às canções através de dispositivos portáteis também é visto como chave para o sucesso, pois o usuário vai querer escutar as canções em aparelhos diversos.

Mas isso pode demorar. "É extremamente improvável a implementação do acesso portátil já no lançamento da MusicNet e da Pressplay. Isso deve ocorrer mais tarde", afirmou Sinnreich.

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