Reuters
29/11/2001 - 16h59

Aretha Franklin processa tablóide por difamação e pede US$ 50 mi

da Reuters, em Detroit

A cantora Aretha Franklin se considerou desrespeitada por um tablóide, cujo artigo alegou que ela abusa de bebidas alcoólicas, e pediu na Justiça uma indenização de US$ 50 milhões.

Os advogados da cantora abriram na quarta-feira uma ação federal contra o tablóide "The Star", publicado pela American Media Inc., afirmando que ela foi difamada num artigo publicado em dezembro de 2000 e pedindo 50 milhões de dólares em perdas e danos.

Em comunicado à imprensa, os advogados da cantora disseram que o artigo, publicado sob o título "Aretha Franklin vai morrer de tanto beber", alegou, sem razão, que a ingestão excessiva de álcool tinha levado Franklin a cancelar várias apresentações e estava pondo em risco sua saúde e carreira.

Os advogados de Franklin disseram que o "The Star" inventou a história e que o artigo ``prejudicou sua capacidade de trabalhar na profissão de sua escolha''.

Barry Langberg, um dos advogados que representam Aretha Franklin, disse que a cantora pediu ao jornal que se retratasse e que o tablóide publicou "nota que considerou ser uma retração, mas que, na realidade, apenas exacerbou o artigo original".

Segundo ele, o artigo levou muitas salas de espetáculos a ter dúvidas quanto a se é possível ou não confiar na cantora.

Aretha Franklin, 59 anos, foi apelidada de "rainha do soul" pela sequência de álbuns de grande sucesso dos anos 1960 e 1970, incluindo "Respect" e "Do Right Woman, Do Right Man".

Natural de Detroit, foi a primeira artista mulher a ter seu nome incluído no Rol da Fama do Rock'n'Roll.

Seu brilho aumentou ainda mais alguns anos atrás, quando cantou a ária clássica "Nessun Dorma", de Puccini, sem nenhum ensaio prévio na entrega do prêmio Grammy, substituindo Luciano Pavarotti, que adoecera.

A American Media, maior editora americana de tablóides sobre celebridades, teve que fechar sua sede em Boca Raton, Flórida, em outubro, depois que um de seus editores contraiu antraz pulmonar e morreu.

A empresa publica também os tablóides "National Enquirer", "The Globe" e "Weekly World News", além de outros vendidos em supermercados dos EUA. Não é a primeira vez que ela é alvo de processos com pedidos de grandes indenizações.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca