Reuters
30/11/2001 - 11h33

Distribuidora dos EUA aposta no sucesso de "O Senhor dos Anéis"

da Reuters, em Hollywood

A New Line Cinema deu um suspiro de alívio na quarta-feira quando a internet apresentou uma enxurrada de comentários positivos sobre "O Senhor dos Anéis", depois de uma exibição fechada esta semana para donos de cinemas.

"Estávamos com os dedos cruzados há dois anos", disse o presidente de distribuição da New Line, David Tuckerman. "Os exibidores estão felizes com o filme, como nós."

Boa notícia para o filme que até agora vem sendo considerado uma zebra - apesar do fato de ser um projeto de 270 milhões de dólares povoado de astros e baseado em um dos maiores best-sellers da história.

O medo da New Line vem da competição contra o recordista "Harry Potter e a Pedra Filosofal", da companhia parceira Warner Bros.

O lançamento em 19 de dezembro do primeiro filme da trilogia, "A Irmandade do Anel", será uma teste difícil para a New Line, que tem que provar que tem peso dentro do império AOL Time Warner e justificar sua existência como uma unidade quase independente da empresa.

Entretanto, a superprodução ainda enfrentará vários obstáculos em sua busca pelo sucesso, entre eles:

A New Line optou por um lançamento mundial através de distribuidoras independentes locais, cada qual com suas forças e vulnerabilidades.

"O Senhor dos Anéis" é um best-seller mais conhecido por leitores mais velhos dos que os de Potter.

A New Line embarcou em seu projeto mais ambicioso em um momento vulnerável, depois de várias decepções de bilheterias.

"Harry" é obra de um vasto império de merchandising, uma tradução cinematográfica literal pelo diretor comercial Chris Columbus ("Esqueceram de Mim"), enquanto "Anéis" é a visão muito mais pessoal do diretor Peter Jackson ("Almas Gêmeas") em um projeto obsessivo e visionário que levou mais de seis anos.

As condições em geral estão favoráveis. O crítico de cinema da Rolling Stone, Peter Travers, disse que o filme é o melhor do ano, e suecos fazem fila há cinco dias para comprar ingressos antecipados, mas a resposta definitiva da New Line deve levar pelo menos um mês.

Afinal de contas, Frodo Baggins é a zebra por excelência, mas ele triunfa no final. A New Line espera seguir os passos de seu hobbit.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca