Reuters
30/11/2001 - 16h01

Estados Unidos ajudarão Espanha na luta contra o ETA

da Reuters, em Madri

Os Estados Unidos enviarão agentes da CIA (inteligência dos EUA) e do FBI (polícia federal dos EUA) para a Espanha para dar apoio técnico ao país na luta contra o grupo separatista basco ETA (Pátria Basca e Liberdade), segundo informações da imprensa espanhola.

Ao mesmo tempo, a CIA e o FBI vão estudar as estratégias e métodos espanhóis usados na luta contra o terrorismo.

A Espanha enfrenta a violência do ETA há 33 anos e nos últimos meses prendeu 18 militantes islâmicos suspeitos de ter ligações com a Al Qaeda de Osama bin Laden, militante de origem saudita que é apontado pelos EUA como o responsável pelos ataques de 11 de setembro.

O primeiro-ministro espanhol Jose Maria Aznar obteve a promessa de uma cooperação de inteligência depois de um encontro em Washington ontem com Tom Ridge, o diretor norte-americano de Segurança Nacional que foi nomeado para o cargo recém-criado após os ataques terroristas.

O apoio norte-americano é também uma vitória política para Aznar, que tenta comparar a ETA a grupos como o Al Qaeda.

Forças de segurança norte-americanas incluindo agentes do FBI e da CIA viajarão à Espanha no ano que vem, segundo os jornais.

O ETA é acusado de mais de 800 mortes em sua campanha para conseguir uma nação independente nas áreas de idioma basco ao norte da Espanha e sudoeste da França.

"O ETA e a Al Qaeda devem ser perseguidos porque são organizações terroristas, porque matam", disse Aznar em Washington, segundo os jornais.

Mesmo antes de 11 de setembro, o ETA e a Al Qaeda estavam na lista do Departamento de Estado norte-americano que aponta as 30 Organizações Terroristas Estrangeiras no mundo.

Leia mais no especial Espanha - País Basco
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca