Reuters
06/12/2001 - 15h13

Toshiba e Siemens encerram parceria para celulares 3G

da Reuters, em Tóquio

Os grupos de eletrônicos Toshiba e Siemens romperam um acordo para o desenvolvimento conjunto de celulares para a terceira geração de telefonia móvel. As empresas ainda planejam disponibilizar seus próprios aparelhos 3G ao mercado no próximo ano.

O fim da aliança —uma das muitas feitas neste ano entre as fabricantes do setor, que enfrentam dificuldades de desenvolvimento com a complexa tecnologia— fará com que ambas as companhias procurem novos parceiros para 3G.

A terceira geração promete acesso à internet em alta velocidade nos celulares, a transmissão rápida de dados e serviços futurísticos como videoconferência.

O analista do UBS Warburg, Yoshiharu Izumi, disse que apesar da japonesa Toshiba ser forte na produção de componentes para aparelhos celulares, a empresa precisa de ajuda com a tecnologia W-CDMA —padrão para 3G nos serviços planejados no Japão e na Europa— e auxílio na distribuição internacional. "Acredito que eles vão precisar de um parceiro do exterior", disse.

O presidente da Siemens, Heinrich von Pierer, disse que a empresa alemã está conversando com muitos potenciais parceiros sobre o desenvolvimento de aparelhos para 3G após o fim da aliança com a Toshiba.

Uma porta-voz da Toshiba disse que o fim da parceria com a Siemens deve-se à prolongada retração nos setores de tecnologia e telecomunicações e aos atrasos no lançamento global de serviços de 3G. Apesar disso, ela disse que a Toshiba planeja abastecer a operadora japonesa NTT DoCoMo com aparelhos celulares 3G no começo de 2002. A NTT DoCoMo é a maior empresa de telefonia móvel do Japão e foi a primeira companhia do mundo a oferecer celulares 3G.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca