Reuters
06/12/2001 - 16h47

Autor odiaria filme sobre "O Senhor dos Anéis'', diz biógrafo

da Reuters, em Londres

J.R.R. Tolkien teria odiado a adaptação feita por Hollywood de sua obra "O Senhor dos Anéis", mas milhões de cinéfilos em todo o mundo provavelmente vão discordar dele, disse o biógrafo do escritor na quarta-feira.

Michael White - cujo livro sobre o professor de Oxford que criou a trilogia ambientada na misteriosa Terra do Meio será lançado nesta semana - previu que o filme será visto por mais pessoas do que as que assistiram a "Harry Potter e a Pedra Filosofal".

"A Irmandade do Anel", o primeiro de uma trilogia de filmes baseada nos livros de Tolkien, terá sua pré-estréia em Londres na segunda-feira (10), em meio a intensas especulações sobre seu potencial nas bilheterias.

Ironicamente, o criador do livro, um discreto acadêmico britânico que combateu nas trincheiras da França durante a Primeira Guerra Mundial, teria odiado o projeto inteiro.

"Acho que ele teria simplesmente ignorado o filme", disse White, falando de Tolkien, que morreu em 1973, aos 81 anos.

"Tolkien odiava tudo relacionado a Hollywood e não acreditava na idéia de que a imitação é o melhor elogio. Como escritor, acho isso espantoso."

As histórias sombrias sobre o intrépido hobbit Frodo Baggins só se tornaram best-sellers perto do final da vida do escritor, fato que este não deve ter lamentado.

Consta que ele teria comentado certa vez: "Sinto dizer que ser uma figura cult durante minha própria vida não é nada agradável. No meu caso, pelo menos, faz com que eu me sinta extremamente pequeno e insuficiente."
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca