Reuters
12/12/2001 - 12h27

Hizbollah exige que EUA comprovem acusação de terrorismo

da Reuters, em Beirute (Líbano)

O chefe do grupo libanês Hizbollah (grupo extremista islâmico libanês que recebe apoio sírio e iraniano) exigiu que os EUA apresentem provas para sustentar suas acusações de que a organização forma uma rede terrorista de dimensões mundiais.

O xeque Hassan Nasrallah, líder do Hizbollah, respondia a declarações dadas nesta semana pelo embaixador norte-americano no Líbano. O embaixador disse que o Hizbollah equipa e treina células "terroristas" e que o grupo, além de atacar soldados israelenses em áreas fronteiriças sob disputa, é ativo no exterior.

O governo dos EUA também acredita que o Hizbollah é o responsável pelo atentado suicida de 1983 contra as instalações de fuzileiros norte-americanos em Beirute (capital), em uma ação que deixou 241 mortos.

Os norte-americanos querem que o Líbano congele os bens do grupo como contribuição para o que chamam de campanha antiterror, detonada pelos ataques contra o World Trade Center, em Nova York, e o Pentágono, nas cercanias de Washington, em 11 de setembro.

Em um comunicado lido na noite de ontem, Nasrallah exigiu que o governo dos EUA "apresente informações e provas do que diz, porque não basta apenas fazer acusações".

O Líbano, que já disse que não atenderia ao pedido de congelamento dos bens do Hizbollah, argumenta que a organização é um grupo de resistência legítimo e cita a atuação dele nos esforços para expulsar Israel do sul do território libanês depois de 22 anos de ocupação.

Acredita-se que a capacidade de atuação militar do Hizbollah seja limitada e que o grupo concentra suas energias em atividades civis de apoio aos empobrecidos muçulmanos xiitas do Líbano.

O grupo também integra o espectro político do país e possui uma bancada de deputados no Parlamento.

Leia mais no especial Oriente Médio

Leia mais:
  • Saiba tudo sobre a guerra no Afeganistão

  • Conheça as armas dos EUA

  • Conheça a história do Afeganistão

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca