Reuters
12/12/2001 - 16h07

Intel vai produzir componentes para servidores de telecom

da Reuters, em São Francisco

A Intel começou a produzir componentes necessários à fabricação de servidores para o mercado de telecomunicações e internet.

A maior fabricante de chips vai fornecer placas-mãe, chassi e processador Pentium III Xeon para empresas como Hewlett-Packard, Compaq Computer e Nortel Networks.

Nesse segmento, a Intel concorre com Sun Microsystems, líder do mercado de servidores.

Com os componentes, os clientes da Intel poderão construir servidores sob medida para várias aplicações específicas, como voz sobre IP, a telefonia via internet.

Os novos servidores serão fabricados de acordo com as rígidas normas da Nebs (Network Equipment Building Specification) e da ETSI (European Telecom Standards Institute).

Tradicionalmente, os servidores feitos dentro dos padrões NEBS rodam sistema Unix e usam processadores da IBM, Sun Microsystems, Compaq e outras.

Já os servidores com componentes Intel rodarão diversos sistemas operacionais: Windows, Linux e Unix.

Segundo Abhi Talwalkar, vice-presidente do grupo de produtos corporativos da Intel, "esse é o começo de uma linha de produtos muito maior".

Talwalkar admitiu que a briga com a Sun não será fácil. "A Sun está envolvida com o mercado de telecomunicações há vários anos". A concorrente da Intel tem cerca de 60% do mercado de servidores.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca