Reuters
12/12/2001 - 18h16

Infineon chega a acordo com a Toshiba para produzir chips

da Reuters, em Dresden (Alemanha)

Ulrich Schumacher, presidente da empresa alemã Infineon Technologies, chegou a um acordo preliminar com a companhia japonesa Toshiba para a fusão da produção de chips de computador. O acordo definitivo pode sair até o final do ano, segundo o executivo.

Pelo acordo, que ainda está sendo avaliado, as duas empresas produziriam os componentes em parceria. A Infineon controlaria a operação, com exceção da produção das chamadas memórias flash, que seria controlada pela Toshiba.

A proposta de parceria já foi aprovada pelo corpo operacional das empresas, mas ainda precisa ser levada aos conselhos diretores.

Schumacher disse que o acordo não prevê que a Infineon pague pelos ativos da Toshiba. "A operação não nos custará nem um único marco pelos próximos 18 meses", afirmou. A Infineon deve controlar 80% da parceria com a Toshiba caso o acordo seja aprovado.

A Infineon não produz memórias flash, mas fabrica uma série de outros componentes para o mercado europeu, sendo fornecedoras de grandes empresas, como Nokia e Siemens . Portanto a aliança daria à Toshiba acesso às líderes da telefonia móvel na Europa.

Apesar do otimismo mostrado por Schumacher, Takeshi Nakagawa, o presidente-executivo da divisão de semicondutores da Toshiba, não acha que o acordo saia ainda em 2001.

Além do acordo Infineon-Toshiba, a empresa norte-americana Micron Technology. negocia com a companhia coreana Hynix Semiconductor uma aliança que pode tomar o primeiro lugar da Samsung Electronics, maior produtora mundial de chips de memória.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca