Reuters
12/12/2001 - 18h49

Cantor Neil Young é homenageado nos EUA por defender liberdade

da Reuters, em Los Angeles

O cantor Neil Young é canadense, mas foi homenageado na terça-feira por promover a liberdade e a justiça em seu país de adoção, os Estados Unidos.

Representantes do American Way, um grupo de defesa da liberdade de expressão formado há 20 anos para combater a chamada "direita religiosa", deu a Young o prêmio Espírito da Liberdade, durante um jantar anual de arrecadação de verbas em Beverly Hills.

Young irritou alguns liberais da platéia ao defender medidas antiterrorismo que enfureceram grupos de direitos civis. Mas ele disse à platéia que as medidas controversas eram apenas temporárias.

"Nunca permitam que a América esqueça que esses são nossos direitos e que podemos tê-los de volta", disse ele, que recentemente gravou a música "Let's Roll", em homenagem aos passageiros que enfrentaram os terroristas no avião sequestrado que caiu na Pensilvânia em 11 de setembro.

Pelas medidas adotadas pelo secretário de Justiça dos EUA, John Ashcroft, a guerra contra o terrorismo patrocinada pelo governo inclui a detenção de centenas de estrangeiros e o grampeamento de conversas entre alguns suspeitos e seus advogados. Pesquisas mostram apoio do público às medidas.

Quatro cineastas também foram homenageados no evento, com o prêmio de Defensores da Democracia: Matt Stone e Trey Parker, criadores de "South Park", Kimberly Peirce, diretora de "Meninos Não Choram", e o diretor de "Dogma", Kevin Smith.

  • Saiba tudo sobre a guerra no Afeganistão

  • Conheça as armas dos EUA

  • Conheça a história do Afeganistão



  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca