Reuters
13/12/2001 - 15h43

Telecom Americas vai reestruturar dívidas de subsidiárias

da Reuters, no Rio de Janeiro

A Telecom Americas vai ajudar as subsidiárias brasileiras a reestruturar suas dívidas, abrindo caminho para uma fusão a médio prazo. A Telecom Americas é sócia nas companhias de celular ATL, Americel (Centro-oeste), Claro Digital (Rio Grande do Sul) e Tess (São Paulo).

"Até janeiro a Telecom Americas termina a reestruturação das dívidas", afirmou o presidente da ATL e membro do Conselho da Telecom Americas, Carlos Henrique Moreira.

A Telecom Americas foi criada pela americana SBC Communications, a canadense Bell Canada International e a mexicana América Móvil para atuar na telefonia celular na América Latina. Recentemente a empresa anunciou uma reestruturação, concentrando todos os investimentos no Brasil.

Moreira não soube informar o montante da dívida das empresas, mas admitiu que a situação é difícil devido aos elevados investimentos feitos nos últimos anos. As operadoras somam 4,2 milhões de clientes.

No caso da ATL, a dívida atual é de R$ 1,7 bilhão. Mesmo prevendo fechar com balanço negativo pelo terceiro ano consecutivo, a base de clientes da ATL cresceu 23% e a receita, 37%.

Em 2002, a empresa vai investir cerca de R$ 150 milhões, já que a necessidade de expansão da rede não é tão grande. A queda de investimentos não deve levar a uma redução da fatia de mercado da ATL, de 40%, mesmo com a entrada dos novos concorrentes Telemar PCS e Telecom Italia Mobile.

"A competição faz o mercado crescer, e além do mais, as novas empresas levarão tempo e terão que gastar muito dinheiro para chegar onde estamos hoje", disse Moreira.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca