Reuters
14/12/2001 - 14h53

Punks de Nova York entram para o Hall da Fama do Rock

da Reuters, em Hollywood

A primeira turma do movimento punk nova-iorquino está se formando, ou seja, entrando para o Hall da Fama do Rock and Roll.

Os Ramones e o Talking Heads, duas das mais importantes bandas que - ao lado do Television, Richard Hell and the Voidoids e outros - marcaram a presença do punk rock em casas de Nova York como a CBGB, o Mudd Club e Max's Kansas City, estão entre os seis grupos que vão entrar para o Hall da Fama em 2002. Ambas as bandas foram escolhidas na primeira vez em que foram indicadas.

Juntam-se a elas Tom Petty and the Heartbreakers, Isaac Hayes, Gene Pitney e Brenda Lee. Jim Stewart, co-fundador da Stax Records (ao lado de Mae Axton), que terá seu nome incluído na categoria de não músico, e o instrumentista incluído é o guitarrista Chet Atkins.

A cerimônia que vai marcar a inclusão de seus nomes acontecerá em 18 de março em Nova York e será transmitida dois dias mais tarde pela VH1.

Tom Petty and the Heartbreakers, também indicado pela primeira vez, é o único desses grupos a ainda apresentar-se juntos, embora tenha trocado de baterista diversas vezes desde a saída de Stan Lynch. Joey Ramone, o vocalista dos Ramones, morreu este ano de câncer, e a última turnê do grupo foi em 1996.

Os Talking Heads estão separados há dez anos. Seu vocalista e compositor, David Byrne, faz carreira solo há quase duas décadas, sendo que Tina Weymouth, Jerry Harrison e Chris Frantz já se apresentaram como Heads.

Hayes era um compositor reconhecido na Stax Records antes de fazer sucesso como solista com "Theme From 'Shaft". Brenda Lee teve 29 canções que figuraram na lista das 40 mais ouvidas entre 1960 e 1967.

Entre elas estão "I'm Sorry" e "Sweet Nothin's". Gene Pitney teve vários sucessos no início dos anos 60, tais como "Only Love Can Break Your Heart", e compôs "Hello Mary Lou" para Rick Nelson e "He's a Rebel" para Phil Spector and the Crystals.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca