Reuters
20/12/2001 - 18h34

Balsa acidentada com 800 pessoas é levada para ilha no Báltico

da Reuters, em Helsinque (Finlândia)

Uma balsa com mais de 800 pessoas a bordo, que ficou encalhada por 20 horas, chegou hoje ao porto das Ilhas Aland, depois de um acidente no Mar Báltico.

"A balsa Isabella finalmente chegou ao porto", disse a porta-voz da empresa Viking Line, Johanna Boijersvahnstrom. "Foi uma longa viagem e os passageiros estão calmos, mas cansados. Estão felizes por chegar ao seu destino. Bem, perto dele."

A operadora do barco, que viajava de Turcu, na costa oeste da Finlândia, para Estocolmo, decidiu não retirar os 818 passageiros e tripulantes. Resolveu, em contrapartida, rebocar a balsa para o porto nas Ilhas Aland.

Alguns passageiros aparentavam alegria e sorriam ao deixarem a balsa. Por razões de segurança, todos tiveram de ficar dentro de suas cabines durante a operação de resgate.

Hove registro de início de pânico entre alguns passageiros e de um vazamento no casco duplo, mas a guarda costeira disse que a situação ficou sob controle e ninguém se feriu.

"O dia foi bem calmo. Tentamos dormir o quanto pudemos. Sempre nos diziam que as coisas estavam sob controle e que não deveríamos nos preocupar", disse a passageira Ramona Karlberg à TV finlandesa YLE.

A Viking Line levará os passageiros para a Suécia ou Finlândia com outras balsas.

A empresa finlandesa disse que a causa do acidente ainda não é conhecida. O barco bateu contra rochas na noite de ontem ao aproximar-se das Ilhas Aland em meio a fortes ventos, baixa visibilidade e neve.

O diretor técnico da firma, Kaj Jansson, disse que as causas podem ter sido o clima, erro técnico ou erro de navegação.

O acidente aconteceu sete anos depois do pior desastre marítimo na Europa do pós-guerra. A balsa Estonia afundou no Mar Báltico durante o trajeto a Estocolmo. Cerca de 850 pessoas morreram.

As Ilhas Aland, arquipélago de 6.500 ilhas, ficam no Mar Báltico, na rota entre a Suécia e a Finlândia. As travessias de balsa são populares entre suecos e finlandeses. Muitos viajam para fazer festas ou comprar bebidas sem impostos.
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca