Reuters
22/12/2001 - 16h45

Número de ligações deve crescer até 40% no Natal e no Ano Novo

da Reuters

As festas de fim de ano vão aumentar o número de chamadas telefônicas em até 40% em comparação a dias normais. Os dias de maior tráfego nas linhas serão 24 e 31 de dezembro.

Segundo as operadoras do serviço de longa distância, o tráfego telefônico em todo o mês pode ser até 30% maior.

A Embratel reforçou as equipes dos 21 centros de gerência de rede —em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Fortaleza— para evitar congestionamentos nas vésperas do Natal e do Ano Novo.

Segundo o vice-presidente de rede da operadora, Ivan Campagnolli Júnior, o tráfego telefônico em dezembro é normalmente de 20% a 30% maior do que em outros meses. "No Natal, as chamadas são mais distribuídas, enquanto o Ano Novo concentra as ligações perto da meia-noite", afirmou.

Por isso, a Embratel recomenda aos clientes que antecipem as ligações sempre que possível. A operadora tem 45 centrais telefônicas, três exclusivamente para chamadas internacionais, que vão estar funcionando com maior capacidade.

No caso da Intelig, as nove centrais são utilizadas para as chamadas nacionais e internacionais, com capacidade para mais de um milhão de ligações simultaneamente.

O vice-presidente de operações da Intelig, José Carlos Cunha, afirmou que a moderna rede da operadora dispensa o reforço nos dois centros de operação —um em São Paulo e outro no Rio.

"A Intelig está absolutamente preparada para receber todo fluxo de chamadas", disse Cunha. "Normalmente o que acontece é que da noite do dia 24 para 25 e de 31 para 1º, o aumento de tráfego é de 35% a 40%", afirmou.

Leia mais notícias de Informática Online
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca