Folha Online sinapse  
26/11/2002 - 16h44

Veja a opinião de leitores sobre o "Folha Sinapse"

da Folha de S.Paulo

Leia abaixo algumas cartas sobre o Folha Sinapse. Para enviar seu comentário por correio, escreva para al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP. Mande seu fax para o tel. 0/xx/11/3224-3362. Por e-mail, escreva para o folhasinapse@folha.com.br. Coloque sempre nome completo, endereço e telefone.

MULTICULTURALISMO

Gostei muito da reportagem sobre escolas e diversidade/pluralismo cultural; no entanto, nada foi mencionado sobre a "febre" de escolas norte-americanas que tratam a questão de maneira cindida, desconsiderando a conexão língua/cultura.
Clarice Mester
São Paulo, SP

POLÊMICA

A carta do sr. Jorge Luiz Schroeder (Sinapse, nº 4, 29/10) é a manifestação da pobreza cultural que se abate no nosso país [Schroeder criticou didáticas musicais "utilitaristas"].
O que posso pensar em resposta é o seguinte:
a) a tradução mecanicista não se verifica, porque a elite não está interessada em nenhuma cultura, está interessada em comércio e lazer; para a elite, promover um artista "intelectualizado", com propostas mais criativas, é apenas um glamour cultural; b) o folclore é uma manifestação muito mais rica e criativa que a orientação imaginada por intelectuais e não oferece controle aos burocratas da cultura em sua diversidade; infelizmente, essa arte, em algumas regiões, vem sendo explorada pela indústria cultural que a pasteuriza e a transforma em produtos medíocres;
c) muitos compositores "eruditos" eram de origem camponesa e foram empregados pelos aristocratas, patrocinados pelos burgueses e contratados pelas companhias artísticas. Nem por isso deixaram de lado seus ideais de beleza e de solidariedade. E as óperas eram iguais às telenovelas de hoje: um meio de diversão para todos;
d) em Cuba, a música erudita é uma das mais avançadas da América Latina. Lá, a música popular é uma das melhores, sem apelação ideológica ou comercial.
Em síntese: essa associação ideológica é manipulação de informação e pura lavagem cerebral, partindo de entusiastas adeptos das patrulhas ideológicas e de muitos demagogos. Uma bobagem.
Edson Tadeu Ortolan
Campinas, SP

SINAPSE

Nova definição para "sinapse": ampliação do universo cultural. Parabéns pelo trabalho e pela excelente escolha dos temas abordados.
Ana Clara Bretos
São Paulo, SP

Ninguém lê tudo em um jornal. Mas, do Sinapse, consigo ler da primeira à última palavra. Foi a melhor coisa que o jornal já apresentou.
Neuza Guerreiro de Carvalho
São Paulo, SP

PEQUENAS BIBLIOTECAS

Parabenizamos a forma concisa como o assunto das pequenas bibliotecas foi abordado, informando aos leitores sobre a existência de instituições especializadas em preservar a memória e a história. A reportagem certamente contribuirá para que um número cada vez maior de consulentes tenha acesso a ricos acervos.
Jayme Serebrenic, diretor-geral do Arquivo Histórico Judaico Brasileiro
São Paulo, SP

COLUNISTAS

Queremos parabenizar a Folha pelo lançamento do caderno Sinapse: é de fato uma conexão entre células nervosas que tornam possíveis pensamentos e emoções. Ainda mais trazendo artigos dos grandes Gilberto Dimenstein, Gilson Schwartz e Rubem Alves.
Alunos dos cursos de pedagogia, serviço social, hotelaria e administração de serviço da Faculdade Reunida
Ilha Solteira, SP

MILHAGEM CULTURAL

Gostaria de parabenizar o Sinapse pela matéria sobre a região do vinho do Rio Grande do Sul. Acho muito importante sabermos um pouco mais da história de nossos Estados.
Elaine Vieira
São Paulo, SP

RUBEM ALVES

Excelente artigo do colunista Rubem Alves. "A arte de produzir fome" será recortado e enviado às minhas filhas ­mães e educadoras.
Maria Helena Campos de Lima
São Paulo, SP

Esta seção se reserva o direito de publicar apenas trechos de cartas.

Leia mais cartas sobre o "Folha Sinapse".

     

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).