Folha Online sinapse  
29/04/2003 - 02h48

Leia a apresentação de "Einstein e o Brasil"

da Folha de S.Paulo

Leia abaixo a apresentação do livro "Einstein e o Brasil" (Editora UFRJ, 284 págs., R$ 22), organizado por Ildeu de Castro Moreira e Antonio Augusto Passos Videira, citado na seção Caminho das Pedras. O livro pode ser comprado diretamente da Editora UFRJ, tel. 0/xx/21/2295-1595, ramal 111 ou www.editora.ufrj.br.

APRESENTAÇÃO

No ano de 1995, festejam-se, em todo mundo, os noventa anos de publicação dos principais trabalhos científicos de Einstein (sobre a relatividade especial, o movimento browniano e o efeito fotoelétrico) e os oitenta anos da criação da teoria da relatividade geral. No Brasil, além disso, comemoramos os setenta anos da visita de Einstein ao Rio de JAneiro, visita esta que se transformou em um importante acontecimento social da cidade e que deixou repercussões significativas na incipiente comunidade científica da época.

Este livro surgiu dentro das comemorações desses eventos, que levaram também à organização de uma exposição com o tema Einstein e o Brasil, realizada no Forum de Ciência e Cultura da UFRJ, com a participação da revista Ciência Hoje, do Observatório Nacional/CNPq, do Museu de Astronomia e Ciências Afins/CNPq, e que teve o apoio da FAPERJ e da COPPE/UFRJ. Outras atividades ligadas à comemoração foram a produção, com o mesmo tema, de um vídeo, pela Ema-Vídeo, e de um hipertexto, pela Ciência Hoje. O hipertexto poderá ser adquirido em conjunto com o livro.

Reunimos aqui muitos artigos, uns da lavra do próprio Einstein, outros de contemporâneos seus, outros ainda de importantes cientistas e historiadores brasileiros ou que aqui viveram. Analisam a vida de Einstein, sua personalidade, suas contribuições científicas e humanísticas, os eventos e repercussões de sua passagem pelo Brasil e outros países da América do Sul. O objetivo desta coletânea diversificada foi, além da homenagem a Einstein, deixar registrada uma data significativa na história das idéias no Brasil e relembrar ainda a expedição científica a Sobral, no Ceará, para observação de um eclipse solar. Os resuultados das medidas astronômicas ali realizadas conduziram a uma importante confirmação experimental da teoria einsteiniana da gravitação e transformaram Einstein, no ambiente posterior à Primeira Guerra, em uma personalidade mundialmente conhecida e aclamada. As viagens que realizou por todo o mundo, na década de 20, estão ligadas a seu interesse em, além de conhecer outros povos e lugares, difundir as idéias da relatividade e exercer um papel político voltado para a paz mundial e de solidariedade à comunidade judaica.

Embora a situação da ciência no Brasil, nos anos vinte, fosse ainda muito precária a presença de Einstein atraiu um interesse público generalizado, estimulou jovens na direção da ciência e deu novas forças a uma pequena elite de cientistas e professores que lutava pelo estabelecimento da pesquisa científica e pela melhoria da educação no Brasil. Trouxe também à baila discussões importantes sobre a relatividade e o significado das teorias científicas, que geraram polêmicas nos jornais e desembocaram em um interessante debate ocorrido nas sessões da Academia Brasileira de Ciências. A recordação daqueles momentos pode nos conduzir ainda a interessantes reflexões sobre a emergência e as dificuldades da ciência no Brasil, sobre as mudanças registradas desde então e sobre a situação e os problemas atuais de nosso desenvolvimento educacional e científico.

Muitas instituições e pessoas contribuíram, de várias formas, para a publicação deste livro. Deixamos registrados a todos os nossos agradecimentos. Destacamos a colaboração das seguintes instituições: Academia Brasileira de Ciências, Biblioteca Nacional, Bilioteca de Obras Raras e Antigas do Centro de Tecnologia/UFRJ, Clube de Engenharia, COPPE/UFRJ, Editora UFRJ, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Física/UFRJ, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Jardim Botânico, Museu de Astronomia e Ciências Afins/CNPq, Museu Nacional, Observatório Nacional/CNPq, revista Ciência Hoje e Studio Portinari. Agradecemos, em particular, a Cássio Leite Vieira, João Cândido Portinari, Lucia Canedo, Luisa Massarani, Luís Bassani, Marcelo Quintelas Lopes, Roberto Vergara Cafarelli e Vera de Paula.

Ildeu de Castro Moreira
Antonio Augusto Passos Videira

organizadores

Leia mais
  • Caminho das Pedras: Relatividade: absolutamente acessível
  • Saiba como compreender Einstein e a teoria da relatividade
  • Leia o prólogo de "Einstein Apaixonado"

         

  • Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).