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29/07/2003 - 03h32

Daniel Greenberg: As crianças devem estar no poder

DANIEL GREENBERG
especial para a Folha de S.Paulo

Estamos na alvorada da era da informação. Em 25 anos, essa nova e excitante era estará em pleno avanço. Quando pensamos sobre a forma que o mundo terá então, parece que já sabemos muito sobre o que será necessário em termos de educação, porque a Sudbury Valley School, dos Estados Unidos, eliminou todas as incertezas da previsão.

Todos os princípios que embasam o funcionamento da escola são princípios de que os estudantes precisarão para uma vida de sucesso no novo mundo. A escola existe há 35 anos e, à medida que o mundo ganha interesse no estilo de vida da era da informação, escolas semelhantes começaram a surgir em diversos outros países. O tipo de educação que a escola adota é conhecido como o "modelo Sudbury".

Há diversas características que um adulto precisa incorporar na era da informação —e a escola deve ajudar a desenvolvê-las. Aqui estão:

1- Criatividade: a era pós-industrial depende de pessoas que sejam originais e imaginativas. Não faz sentido treinar pessoas para repetir aquilo que já é conhecido; a chave é criar um ambiente onde todos se sintam confiantes o bastante para tentar novas idéias e desenvolver novos pensamentos.

2- Automotivação: o novo mundo depende de pessoas que saibam se estimular sozinhas, que consigam estabelecer suas metas e descobrir maneiras de atingi-las. Isso vale tanto para as maiores companhias como para as pequenas empresas iniciantes. Ninguém quer contratar uma pessoa que tenha de esperar que alguém mais lhe diga o que e como fazer.

3- Independência: os tempos modernos requerem que os adultos pensem por si mesmos e sejam capazes de realizar julgamentos com bom senso.

4- Responsabilidade: as pessoas do século 21 precisam responder por suas ações; devem agir de maneira decidida e compreender as consequências de seus atos. Não existe espaço, no mundo do amanhã, para aqueles que se recusam a assumir a responsabilidade pelo que fazem.

5- Respeito: o novo ambiente requer respeito humano universal. A sociedade não mais tolera pessoas abusivas com relação aos outros por motivo de raça, sexo, religião, idade ou grupo étnico.

6- Habilidades sociais: as relações pessoais são essenciais para o estabelecimento de comunidades e ambientes de trabalho estáveis. É essencial que as pessoas se sintam confortáveis em seu relacionamento com os outros, independentemente do tipo de personalidade que tenham.

7- Habilidades de comunicação: nada é mais importante que a capacidade de compartilhar idéias com os outros e se beneficiar do pensamento deles. Para isso, é preciso capacidade de articulação dos pensamentos e capacidade de escutar o que os outros tiverem a dizer.

8- Habilidades políticas: o mundo caminha rapidamente em direção à aceitação universal do autogoverno democrático, na esfera política. Para funcionar bem, os cidadãos precisam estar acostumados a funcionar em uma sociedade livre, onde todos têm voz igual nas decisões que afetam a comunidade.

O modelo Sudbury de educação foi criado para inculcar esses atributos. Trata-se de uma escola na qual os métodos obsoletos de educação da era industrial (que ainda dominam o cenário educacional em todo o mundo) foram abandonados. É uma escola onde as crianças estão livres para se desenvolverem plenamente como indivíduos singulares, sem interferência adulta, e onde participam plenamente no governo de sua comunidade.

O físico norte-americano Daniel Greenberg, 68, é um dos fundadores da Sudbury Valley School (www.sudval.org), no nordeste dos EUA. A Sudbury iniciou suas atividades em 1968 e é um exemplo de escola democrática, em que as crianças têm poder de voto em todas as decisões da escola.

Tradução de Paulo Migliacci


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