Folha Online sinapse  
26/08/2003 - 02h56

Facilidade para línguas: Talento, curiosidade e um namorado

ALEXANDRA OZORIO DE ALMEIDA
free-lance para a Folha de S.Paulo

Cris Bierrenbach/Folha Imagem
A apresentadora Luciana Gimenez
A apresentadora de TV Luciana Gimenez, 32, repetiu o ano na escola por causa de inglês e francês. Hoje, orgulha-se de falar as duas línguas "perfeitamente" (escreve em inglês, mas não em francês), além de dominar o básico do alemão. "Italiano e espanhol, por serem mais parecidos com o português, às vezes me confundem", afirma.

A receita, explica, é uma mistura de "um pouco de talento, bom ouvido e curiosidade para aprender". O aprendizado foi adquirido na prática, durante os 13 anos vividos na Europa. "Não consigo sentar e estudar", diz. "Curso de línguas, no meu caso, não deu muito certo. É diferente quando se trata de aprender algo que vai facilitar a sua vida, como fazer um pedido. Uma boa forma de aprender é arranjar um namorado", brinca.

Famosa pelo deslizes de português, a apresentadora reconhece que trata mal a língua materna. "Fiquei muito tempo fora do país e o português deu uma enferrujada", diz Luciana, que voltou a morar no Brasil em 2001. Com o filho Lucas Jagger, hoje com quatro anos, fala só em inglês, mas recebe respostas em português. "Ele estuda em uma escola bilíngue, fala as duas línguas perfeitamente, mas é preguiçoso."

Leia mais
  • Ouça quem está falando
  • Ouvido musical: Avaliar o som até no silêncio
  • Motivação: Começar de novo aos 80 anos
  • Aprendizado precoce: Quanto mais cedo, mais fácil
  • Lições de um brasileiro na Inglaterra
  • Enquete: Qual é a língua estrangeira mais bonita que existe?

         

  • Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).