Folha Online sinapse  
30/09/2003 - 02h32

Veja a opinião de leitores do Folha Sinapse

da Folha de S.Paulo

Leia abaixo algumas cartas sobre o Folha Sinapse. Para enviar seu comentário por correio, escreva para al. Barão de Limeira, 425, 8º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP. Mande seu fax para o tel. 0/xx/11/3224-3362. Por e-mail, escreva para o folhasinapse@folha.com.br. Coloque sempre nome completo, endereço e telefone.

Capa
Fiquei extremamente indignada com a posição de Paulo Sampaio no texto "Lições de um brasileiro na Inglaterra". Estive em Bournemouth, cidade citada pelo repórter, e a minha experiência foi o oposto da descrita. Sim, a escola estava lotada de árabes e chineses, que muitas falavam a própria língua. Porém, quando havia alguém de outro país com eles, logo todos se esforçavam para conversar em inglês. O erros existiam, mas não persistiam, já que sempre corrigíamos uns aos outros. O contato com pessoas de outras culturas só nos enriquece. Eu tomei um ótimo banho de cultura, sem dúvida. Cultura nunca é demais, I suppose.
Diana Costa Amato
São Paulo, SP

Sabor do saber
Quero parabenizar a edição por abordar o tema dos vestibulares. Rubem Alves foi fantástico ao dizer tantas verdades escondidas e guardadas a sete chaves. Espero que esse tema continue e pegue fogo.
Sérgio Bueno Mesquita
São Paulo, SP

Os argumentos sempre lúcidos e ponderados de Rubem Alves são um conforto para os profissionais que ousam se afastar da mesmice. Mas faço uma ressalva: o prazer da leitura é a capacidade de extrapolar o texto, fazer conexões e confrontar opiniões, permitindo uma ampliação e uma reflexão criativa. O vestibular, sim, reforça exatamente o desestímulo do pensar.
Ângela Luiza Bonacci
Pindamonhangaba, SP

Teste
O teste "Você é coerente?" mostrou que algumas de minhas opiniões eram um parodoxo entre si.
Luís Eduardo
Juiz de Fora, MG

O teste de coerência afirma que as palavras foram escolhidas cuidadosamente, para que não houvesse abertura a significados ambíguos. Nada mais falso. Quase todos os pares escolhidos são ambíguos. A grande incoerência está no fato de o Sinapse, que sai uma vez por mês, desperdiçar cinco páginas com tal baboseira.
Cacalo Kfouri
São Paulo, SP

Achei muito bom o teste "Você é coerente?". Entretanto, verifiquei que não está disponível no site do caderno. Gostaria de saber quando e se ele será publicado na internet.
Ekel Pires
Recife, PE

Resposta - Por razões contratuais, foi permitido ao Sinapse publicar o teste apenas na versão impressa do caderno. A versão original, em inglês, está no endereço www.philosophers.co.uk/games/check.htm.

Experimentar
Fiquei feliz por saber que a educação infantil tem sido alvo de preocupação de pessoas como Sergio Amoroso e concordo com ele em todos os aspectos, principalmente quando infere a educação infantil como um processo de construção de um ser humano íntegro.
Edilania Batalha Pereira
Cubatão, SP

A atenção de Sérgio Amoroso com a educação infantil é admirável. Meus cumprimentos ao empresário pelo seu profundo sentimento humanista.
Rodolpho Pereira Lima
Bauru, SP

O futuro da escola
Não quero questionar pessoalmente os autores, que elaboraram textos fantásticos sobre o tema na edição de 29 de julho. Mas todos criticaram, de uma forma ou de outra, a aula receptiva ou expositiva. Ao ler outros textos, o que me chamou a atenção foi o livro "Psicologia Educacional", em que David Ausubel defende idéias muito diferentes das publicadas no Sinapse. Por exemplo: o volume de informação é tão grande que não há tempo para ensinar apenas por descoberta. Será que a escola do futuro não passará a ser muito mais expositiva do que é hoje?
Laércio de Mello
Curitiba, PR

Esta seção se reserva o direito de publicar apenas trechos de cartas.

Leia mais cartas sobre o Folha Sinapse.

     

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).