Folha Online sinapse  
30/09/2003 - 03h20

Por que o jovem se arrisca?

da Folha de S.Paulo

O psiquiatra Jairo Bouer, 37, colunista do Folhateen, falou sobre o tema "Por que os jovens se arriscam?", no segundo dia da "Semana Sinapse", e a primeira conclusão a que chegou é que saber dos riscos não é suficiente para conter o comportamento dos jovens.

Pedro Azevedo/Folha Imagem
O psiquiatra Jairo Bouer
"As emoções influem no racional", disse o médico, ao citar insegurança e vergonha como fatores determinantes para um jovem não usar camisinha e pressão de amigos e alívio de angústia para experimentar alguma droga.

Para o médico, o jovem tem a impressão de que o mundo é cheio de regras, e tudo é sempre muito chato. "Esquecer essa 'razão' e transgredir os limites liberam-no para viver um mundo mais intenso." Outra das razões que Bouer atribui para o consumo de álcool e drogas por jovens é a idéia que se constrói socialmente. "É comum ver em casa o pai beber com os amigos para socializar, a mãe tomar um remédio para relaxar", disse.

Para o psiquiatra, o conhecimento não necessariamente impede a pessoa de evitar o risco. "O risco é próprio desse momento de vida, bem como o desejo de enfrentá-lo e de ultrapassar

os limites", disse o médico, que defendeu campanhas e discursos mais ponderados para falar com o jovem sobre situações-limite.

"Em vez de 'não faça' alguma coisa, talvez seja melhor 'saiba como fazê-la', fugir do discurso pronto." O médico também defendeu a ênfase em valores que considera atualmente diluídos, como amizade e afeto.

Leia mais
  • Íntegra: "Por que os jovens se arriscam?"
  • Íntegra: "Por que os jovens se arriscam?" (perguntas)
  • Por que a escola é chata?
  • O homem precisa mesmo se apaixonar?
  • A medicina vai vencer a morte?
  • O Brasil será sempre o país do futuro?

         

  • Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).