Folha Online sinapse  
30/09/2003 - 02h10

Íntegra: "A medicina vai vencer a morte?" (perguntas)

da Folha de S.Paulo

Confira abaixo a segunda parte da transcrição da palestra "A medicina vai vencer a morte?", com o médico urologista Miguel Srougi, no quarto dia da "Semana Sinapse", mediado pelo jornalista Gilberto Dimenstein.

Folha - Obrigado, professor Miguel, nós temos uma auxiliar nossa para pegar as perguntas que vocês eventualmente tenham que fazer, enquanto isso, eu vou fazer a seguinte provocação: quanto da mortalidade tem a ver com a ignorância?

Srougi -
O que é muito claro, Gilberto, é que, mortalidade depende muito, realmente, de educação, depende muito de recursos. A educação permite ao indivíduo, não só usufruir melhor da sua existência, mas ela oferece a ele condições para fazer condições para fazer a escolhas. Ele enfrentar a vida, eliminando todos os estresses que nos satiniza a todo momento. A natureza é muito agressiva, nós vivemos num meio cheio de ondas que nós não vemos que são muito nocivas à nossa saúde, num meio com grande quantidade de irradiação. Nós comemos alimentos que têm a sua composição desvirtuada. Nós agredimos nosso organismo com alimentos que, aparentemente são muito importantes, estão impregnados de hormônios de uma porção de produtos tóxicos. Tudo isso cria um ambiente absolutamente hostil para que a gente possa sobreviver ao envelhecimento e atingir a imortalidade. É óbvio que recursos são muito importantes para aquele indivíduo conseguir enfrentar todas as situações adversas para que ele consiga obter um apoio de saúde que o mantenha bem e recursos são importantes para que ele possa resistir um pouquinho mais a todas as agressões que a gente sofre o tempo todo, mas eu também não vejo muita solução para isso, infelizmente.

Folha - E na sua área especificamente assim da próstata quanto da ignorância ou do preconceito acabam levando a pessoa a morte precoce?

Srougi -
O câncer da próstata? Isso eu acho que vale para os outros cânceres também, no caso do câncer da próstata, o câncer da próstata tem uma particularidade muito importante, como a maior parte dos tumores, mas no caso dele, muito especificamente, esse tumor é altamente curável quando está dentro da próstata. A gente cura 80% a 90% dos casos, cura para sempre, fazendo cirurgia, fazendo radioterapia. Se esse tumor sai para fora da próstata, ele se torna incurável. Se ele atingir os tecidos em volta. A chance de a gente curar os homens é de 30%. Nós só conseguimos curar essas pessoas se o tumor for diagnosticado na fase inicial quando ele está dentro. Quando ele está dentro, ele não dá sintomas, ele é um tumor traiçoeiro.

Isso vale também para o tumor de mama, vale para o tumor de intestino, vale para o tumor de pulmão, que são tumores muito prevalentes. O que eu estou querendo mostrar a vocês? É que se o homem voluntariamente não procurar se cuidar e não procurar saber se ele tem qualquer desses problemas, ele pode perder uma chance histórica de ter uma doença diagnosticada no momento adequado e ficar curado. Quando a doença está fora da próstata ou fora do pulmão ou fora da mama as chances dele sobreviver caem muito. A medicina ainda é muito grosseira nessa parte devo confessar. Se, por um lado, detectando um câncer no início de próstata, um câncer de mama no início a gente cura muita gente, infelizmente, nós estamos muito, muito, muito longe do ponto ideal de poder ajudar os seres humanos, porque a gente quando opera uma próstata, a gente inflinge a certos pacientes problemas muito complicados. A gente quanto retira o tumor o indivíduo pode ficar impotente, pode ficar incontinente. A gente quando retira a mama da mulher, mutila essa mulher e isso cria problemas altamente complexos para a cabeça, para o bem-estar dessa mulher, de modo que a gente ainda fala em cura, mas, infelizmente, a medicina não consegue falar com tanta grandiosidade em termos de conseguir contornar essas situações sem agredir demais a natureza.

Folha - O quanto da questão da próstata não tem a ver com o preconceito do exame de toque de...?

Srougi -
O câncer de próstata para ser diagnosticado, ele precisa ser identificado, através do toque ou do PSA. São os dois exames que a gente usa. O PSA é um exame de sangue que a gente usa para detectar o câncer de próstata. Usando essa combinação de toque com o PSA, nós identificamos a maior parte dos casos. O homem brasileiro ainda tem preconceito cultural contra o toque. É aquela idéia do machismo de não aceitar que alguém coloque o dedo no ânus dele. Isso, provavelmente, tem melhorado porque os homens estão se conscientizando que alguns segundos de desconfortos são muito melhores do que anos de sofrimento físico quando o câncer é descoberto tardiamente já se espalhou pelos ossos e a pessoa não tem mais saída. Então, os homens aceitam mais o exame agora. No caso do homem existe uma outra particularidade, além do preconceito cultural, existe também um pouco de medo da dor. O homem, obviamente, é muito mais intolerante à dor do que a mulher. O homem foge do toque porque ele também tem um pouco de medo da dor. Mas isso também está mudando porque os homens percebem que o toque não é tão doloroso e acabam fazendo esse exame mais frequentemente.

Folha - Tem uma questão colada a essa: por que em qualquer país pobre ou rico a mulher vive mais do que os homens?

Srougi -
Na verdade, ninguém sabe isso até hoje. Quer dizer, não existe explicação. Eu procurei achar uma explicação para isso e não tem. Quer dizer, a explicação biológica é de que o genoma da mulher, aquela estrutura de genes dela é mais protegido contra as agressões ambientais do que o genes do homem, o genoma do homem. Existe alguns estudos que mostram que os genes que causam a morte das células são mais estáveis nas mulheres. Isso é um mecanismo que ninguém sabe até hoje, na verdade.

Folha - É mais fácil tratar de homem ou de mulher?

Srougi -
É mais fácil tratar tratar das mulheres, sem dúvida.

Folha - Por quê?

Srougi -
As mulheres elas..., a vida, na verdade, a reprodução tem um papel acho que muito importante na formação psicológica da mulher. O fato de ela ter que enfrentar a reprodução, enfrentar a gestação, ela menstruar, cria na cabeça dela uma estrutura muito mais equilibrada do que a do homem. Ela enfrentar melhor a dor, ela enfrenta melhor a adversidade. As mulheres são muito mais equilibradas para enfrentar a adversidade do que os homens, sem nenhuma dúvida.

Folha - Os religiosos tendem a ter uma vida mais saudável, por saber enfrentar a dor e a doença com mais facilidade? Existe uma relação entre saúde e convicção religiosa?

Srougi -
Não, isso até, quer dizer, vamos ver só o aspecto espiritual, que é muito desenvolvido nos religiosos, não é suficiente para eliminar esses outros fatores nocivos que tornam a pessoa menos tolerante.

Folha - Na sua experiência clínica, a gente dar a notícia de que a pessoa está com câncer, ela sendo religiosa ou não, faz diferença?

Srougi -
Acho que a religião tem um papel muito grande em medicina. Acho que os médicos - aqui tem vários médicos - para os alunos da minha faculdade eu sempre enfatizo muito, além do respeito, que a gente deve ter pela religião porque obviamente cada ser humano tem direito a fazer suas opções, acho que, em medicina, ela tem um papel muito, muito relevante. O médico tem que fazer isso florescer na cabeça de um doente, por um motivo simples. Todos nós temos uma concepção muito firme da nossa finitude. Nós sabemos que vamos morrer, não dá para ser imortal. A nossa cabeça não aceita a finitude da vida. O homem não aceita o extermínio. O extermínio para nós é uma coisa absolutamente apavorante e a religião nesse sentido tem um papel muito importante, porque todas as religiões afirmam a vida, depois da vida, quer dizer, pela religião a gente sabe que vai viver depois.

Um indivíduo que tem convicções religiosas fortes, ele enfrenta a vida de forma muito menos sofrida. Se ele acredita em alguma coisa depois, ele sabe que se ele morrer, isso vai ter continuidade. Então, nesse sentido, os indivíduos que têm câncer, que estão sofridos, que têm uma doença não necessariamente de câncer, que tem alguma doença irreversível e tem convicções religiosas mais fortes sofre muito menos. É claro, isso. A gente conversa com um doente de convicções religiosas consistentes, esses doentes são muito mais tranquilos, enfrentam melhor a adversidade. Os ateus enfrentam de forma muito pior.

Folha - Tem um comentário aqui irônico, engraçado, que não é uma pergunta. Um paciente e no urologista, tira a sua roupa e coloca um revólver na mesa. O médico assustado pergunta o porquê do revolver. O paciente responde: se eu gostar do toque o senhor me mata. (risos). A pessoa que fez gostou ou não gostou? Tem que saber se se matou. Não deve ter se matado, pelo jeito está aqui, não é?

O senhor deve ter lidado muito com pacientes terminais. Pela sua experiência e percepção a pessoa sabe quando o seu fim está próximo? A pessoa sabe quando ou que vai morrer tal dia? A pessoa quando está morrendo, sabe que vai morrer?

Srougi -
Eu só queria fazer um parêntese antes. Nenhum dos meus doentes se apaixonou pelo toque, eu estou vivo, não é? Não estaria aqui se alguém tivesse se apaixonado de verdade.

A morte ela provavelmente gera na cabeça de qualquer ser humano reações absolutamente descontroladas. Infelizmente, a gente enfrenta isso no dia-a-dia. Duplamente, infelizmente, porque os médicos seriam pessoas que teriam que aprender a lidar com a morte são tão despreparados quanto os não-médicos para enfrentar essa situação. Não deles, mas das pessoas com quem eles convivem. O médico finge que a morte não existe porque isso mostra para ele a própria finitude dele. Ele finge que a morte não existe, porque ele não quer aceitar a fraqueza dele. A hora que o doente dele morre, isso mostra que ele falhou. Ele não quer aceitar isso na cabeça dele.

A morte, na verdade, gira - tem um estudo que acho que vale a pena comentar aqui, em dois minutos, tem uma psicóloga em Americana, Elizabeth Klanderross(?), que estudou a morte. Ela entrevistou um número muito grande de doentes terminais e, em 1965, ela publicou um livro sobre a morte e sobre morrer. Que é um livro que se alguém pudesse ler ......... muito lendo esse livro. Ela conta todas as experiências dela com os moribundos, com as pessoas que estavam para morrer e ela mostrou um fenômeno muito interessante, mostrou um perfil muito interessante dessas pessoas condenadas a morrer. O indivíduo que vai morrer passa por cinco estágios: quando ele descobre que tem uma doença irreversível, que ele vai morrer. Tem um câncer espalhado pelo organismo, que a medicina não tem solução para dar a ele.

A primeira reação dele é de negação. Ele fala: não, não sou eu, esse exame está errado, o PSA está errado, a mamografia é de outra mulher, quer dizer, essa é a primeira reação, de negação. Não pode ser, eu estou sadio, não sinto nada.

A segunda reação é de revolta. A hora que demonstram para ele que o exame é dele, ele está com câncer e tal. Tem uma doença que ele está condenado, vai morrer, a reação é de revolta. Por que eu? Justo eu? Por que não o meu vizinho. Por que não aquele bandido que está matando gente na rua e não presta para nada? Por que justo eu?

Existe uma terceira etapa, que é a etapa em que ele faz, ele tenta fazer negociações. Ele percebe que o caminho dele, as cortinas estão se fechando, então, ele tenta fazer tudo quanto é tipo de negociação. Ele vai fazer um tratamento espiritual que alguém recomendou. Ele começa tomar uma erva que alguém arrumou de algum lugar. Ele aceita qualquer tipo de sugestão e se apega a qualquer coisa que ofereçam para ele, como uma tentativa de se apegar à vida. O processo vai progredindo e ele percebe que nada disso adianta.

A quarta fase é a fase da depressão. Nesse momento as pessoas ficam deprimidas porque percebem que eles estão percorrendo um caminho sem volta. Nessa hora, o que é interessante, é que existem dois sentimentos que impregnam a cabeça das pessoas que estão na fase de revolta: o primeiro é o sentimento de culpa. Isso foi estudado pela Klanderross(?), as pessoas começam a achar: puxa, eu não tratei bem meus filhos, puxa, eu briguei não sei com quem, eu me afastei de tal pessoa. Esse é o primeiro sentimento que eles têm de culpa do que fizeram errado na vida. O segundo sentimento em relação à fase de depressão e o sentimento da separação. O sujeito talvez já não esteja mais nem preocupado em abandonar, deixar a existência, mas ele se aborrece porque vai ser afastado dos entes queridos, dos filhos, dos pais, da mulher, dos irmãos etc.. Nessa fase a gente precisa ter essa percepção e a família tem um papel muito importante nesse momento.

E, a última fase é a fase de aceitação. Essa fase é uma fase mais grandiosa, uma fase que, infelizmente, nem todos pensam assim. O que é a fase de aceitação? A fase de aceitação não é aquela em que ele fica feliz não. Não é a fase que ele, sabe? Estou feliz porque vou morrer. É uma fase que ele deixa de sofrer. Ele aceita o destino dele e surge na cabeça dele não é revolta, não é a chateação, mas tem uma frase que a Klanderross(?) comenta que uma das doentes dela falou para ela, essa mulher falou nessa fase de aceitação: o que me aborrece não é o fato de que eu vá morrer, o que me aborrece é o que eu deixei de fazer quando eu estava viva.

Então, é uma fase de aceitação. É a fase em que a pessoa se harmoniza, ela fica triste, mas não sofre mais, não tem raiva, ela começa a se desligar das pessoas que ela tem em volta e se vai naturalmente. Nessa fase de aceitação as pessoas percebem, sabem que vão morrer. Todas as pessoas passam por isso. Pode ser, alguns minutos, algumas horas ou alguns dias. Quando a pessoa chega nessa fase de aceitação é a hora que ela fala: eu sei que vou morrer, quero que todos venham para perto de mim. Alguns doentes tem esse privilégio de chegar nessa fase, nem todos, muitos morrem na fase de depressão e isso é uma coisa muito triste para todos que rodeiam essa pessoa.

Folha - A eutanásia é um procedimento ético?

Srougi -
Desculpe, eu não vou responder a essa pergunta porque é um assunto extremamente complexo e eu não tenho conhecimento, formação suficiente para analisar isso. Existem idéias que justificam a eutanásia. Um ser sofrendo à beira de um leito, um sofrimento físico incontrolável, a família sofrendo em volta, isso não representa nada dignificante para o ser humano. Isso não dignifica o ser humano, não dignifica o relacionamento humano. Por outro lado, o homem tomar a decisão de extinguir uma vida tem implicações religiosas, éticas, filosóficas muito complexas. Eu sou um cirurgião. O cirurgião e o médico é um pouco mais pragmático. Eu aceitaria que fosse feita em mim a eutanásia, mas eu acho que nem todas as pessoas aceitariam. Acho que nem todas as pessoas aceitam que isso seja adotado. É um assunto muito complexo para mim.

Folha - Como o senhor cuida da sua saúde? O que o senhor faz? Como é sua alimentação? Como é que é? (Risos) Daquela lista lá você morria com quantos anos do obeso ao não-fumante?

Srougi -
O Gilberto é mestre em fazer perguntas indesejáveis, não é? Ele fez uma bruta entrevista, pouco tempo atrás e a última pergunta que ele me fez: Miguel, você já fez seu primeiro exame de próstata?

Folha - Ele fez aos 54 anos, eu tenho que me enfiar lá, 40 e tantos tenho ali e o senhor fez aos 54.

Srougi -
Na verdade, eu faço exame de próstata, mas eu comecei meio tarde. Quando eu falei a ele que eu comecei depois dos 50, eu digo para todo mundo fazer aos 50, eu comecei depois, ele não teve dúvida tinha o título e o subtítulo, ele botou lá, dr. Miguel começou a fazer exames tardiamente.

Eu tento controlar minha dieta e, na verdade.

Folha - Mas não fuma?

Srougi -
Não, não fumo.

Folha - Também não bebe?

Srougi -
Não, bebida não faz mal, bebida social cientificamente faz bem para a saúde. O sujeito que bebe um copo de vinho por dia tem vários e vários privilégios.

Folha - Faz ginástica?

Srougi -
Ginástica eu faço.

Folha - Na sua comida o que tem e o que não tem de essencial?

Srougi -
Eu evito calorias, eu não como calorias, eu acho que...

Folha - Doces, por exemplo?

Srougi -
Eu como um pouquinho de doce, mas eu como muita proteína. Se vocês quiserem fazer uma... acho complicado, todo mundo tem mil idéias sobre dieta. Acho que, na verdade, o que é importante é a gente ingerir um pouco menos de calorias do que precisa por dia, porque existe uma coisa prática, obviamente, cabe uma discussão muito teórica aqui, um adulto consome 2.500 por dia. Se vocês ingerirem mais do que 2.500 seja em gordura, seja em carboidrato, qualquer coisa, vai sobrar caloria e isso vira gordura no nosso organismo. é uma regra matemática simples. A gente tem que ingerir um pouco menos do que 2.500 calorias. Tem que evitar, realmente, gordura animal. Gordura animal é um dos grandes desestabilizadores (...) falava da alteração dos genes causadas por fatores ambientais, a gordura animal tem vários produtos tóxicos, várias moléculas tóxicas, que desestabilizam os nossos genes.

Folha - Inclusive de peixe? Ou só carne vermelha?

Srougi -
A de peixe tem uma mistura de gordura boa e ruim, tem mais gordura boa, gordura insaturada. Gordura saturada que é ruim, tem muitas moléculas tóxicas para os nossos genes.

Folha - É, por que aqui tem uma pergunta sobre a questão de ser vegetariano. Se ser vegetariano, inclusive, na fase de crescimento é uma atitude positiva?

Srougi -
Vegetariano puro não é bom, acho que a gente tem que ingerir um pouco de proteína animal. Um pedaço de carne, realmente, sem muita gordura, é altamente nutritivo. Acho que, regra geral a idéia é menos caloria do que a gente precisa e, realmente, tirar da nossa frente gordura animal, gordura saturada.

Folha - Uma questão que é super específica: o uso do HGH, no caso, é o hormônio, não é? O HGH é positivo?

Srougi -
HGH é o hormônio do crescimento e o pessoal que - essa não é minha área, vou contar a vocês as coisas que eu conheço de curioso. Surgiu uma idéia pouco tempo atrás que tem dois hormônios altamente favoráveis para diminuir o envelhecimento e preservar a nossa integridade física. Um seria a testosterona, que é o hormônio masculino e o outro seria o GH. O estrógeno da mulher também, embora, agora, a gente saiba que essa teoria da reposição hormonal está sendo altamente questionada.

Ela não impede o envelhecimento, aumenta risco de câncer de mama e aumenta risco de enfarte. Essa história de ficar com a pele bonita porque usa hormônio parece que era uma falácia. O hormônio masculino a mesma coisa. Se dizia que a testosterona, se o homem tomasse testosterona o homem ficaria com a memória melhor, teria mais buscas, ficaria mais ágil, melhoraria o comportamento sexual dele e retardaria o envelhecimento. Nenhuma dessas ações foi comprovada. A única coisa que o hormônio masculino que a testosterona faz no homem, se ele tomar testosterona, com o envelhecimento todos nós começamos a perder músculo e ganhar gordura.

Esse é o perfil de envelhecimento do nosso corpo. A pessoa mais velha fica com o braço mais fino e com mais gordura. Cresce a gordura dentro da nossa barriga e a testosterona impede ou torna um pouco mais lento esse processo. é o único efeito positivo que ela tem. E o GH, que é o hormônio do crescimento, teria várias ações positivas, sobre a memória, sobre a nossa força física, sobre outros hormônios que mantém o nosso tônus, a nossa agilidade. Tem quatro ou cinco ações positivas, que agora não estou recordando especificamente, mas agora está provado também que isso não é real. Tomar o hormônio do crescimento não muda o nosso destino, não muda nossa trajetória na vida do ponto de vista físico.

Folha - Por que dizem que o tomate e a goiaba vermelha faz bem para a próstata? O que existe de verdade nisso?

Srougi -
Esses três alimentos têm licopeno e o licopeno é um anti-oxidante que reduz as chances de câncer de próstata, de forma importante, na verdade. Todos os estudos que foram feitos mostram que o licopeno...

Folha - A melancia também?

Srougi -
Melancia, goiaba vermelha e tomate. Tomate fervido, não é tomate cru, tem que ser fervido. Reduz em 35%, quem ingere muito licopeno, tem 35% a menos de chance de câncer de próstata. Só que esse hábito tem que ser adotado na idade adulta jovem. Quando o sujeito já contraiu o câncer já não muda mais.

Folha - Tem uma questão aqui que é bem técnica: a hiperplasia benigna não é indicativa de câncer no futuro?

Srougi -
Não. A próstata pode ter dois problemas no homem maduro: um é o crescimento benigno, ele é chamado hiperplasia benigna e outro é o câncer. São doenças totalmente separadas. O crescimento benigno é ruim porque dificulta a micção do homem. O homem começa a levantar à noite, demora para urinar, perde urina na roupa. Essa é consequência do crescimento benigno, quando o doente tem muito sintoma e precisa de alguma ajuda médica para urinar um pouco melhor, só isso. Câncer é uma outra doença. Se não for diagnosticada, se não for tratada, mata o sujeito, quando é descoberto no início é potencialmente curável.

Folha - Tem uma questão aqui de ordem médico-filosófica interessante: ao aproveitarmos a vida acabamos por cair num paradoxo. Diversas ações que nos dão prazer como comer uma costelinha, uma costelinha de porco numa churrascaria, acabam prejudicando a nossa saúde. O meu avô dizia que coisas que engordam são as mais deliciosas, na verdade. A natureza faz isso de propósito para repensarmos nossos conceitos de prazer e de como viver nossa vida? Ou seja, quanto mais você gosta de viver, mais você gosta de colocar sua vida em perigo? Deve ser mais ou menos isso que a pessoa disse.

Srougi -
É, acho que esse é um balanço que, obviamente, cada um tem que adotar em função, do que ele pensa da existência. Infelizmente, as coisas melhores são as que mais fazem mal à saúde, do ponto de vista dietético. Então, na verdade, o sujeito tem que fazer uma opção, realmente, se ele tiver mais peso, se ele ingerir os tais dos alimentos que têm moléculas forte, talvez ele vai ter uma vida mais prazerosa, mas talvez viva um pouco menos.

Folha - A masturbação masculina evita problemas de próstata? Quantas vezes por dia, por semana? (risos). Também não vai dar, não é? A pessoa vai ficar sem câncer, mas morre na primeira esquina atropelado ali.

Srougi -
Na platéia tem gente, se tiver não dá para responder. Tem que proibir a sessão para menores e (...) A masturbação é um negócio - agora saiu nos jornais, todo mundo está comentando, teve um trabalho, feito por um australiano, que mostrou que os homens que se masturbam muito entre os 20 e 30 anos, eles têm 40% menos chances de desenvolver câncer na próstata. Essa notícia não teve nenhum jornalista no Brasil, que não correu para ligar para um urologista para perguntar se era verdade e não correu para escrever no jornal dele. Nenhum urologista nem pôde descansar por dois dias ficaram o dia inteiro doutor: é verdade, é verdade, é verdade?

...Eu queria dizer à pessoa que está na platéia o seguinte: a gente tem, toda vez que surge uma notícia em medicina, os médicos sempre aguardam novos trabalhos sobre aquele mesmo tema, que venham confirmar aquele resultado. Essa é uma norma importante em ciência. De modo que a gente vai ter que esperar alguns anos, esperar que outros centros também provem que a masturbação é importante. Eu queria dizer para todo mundo que está curioso aí que, enquanto a medicina não provar se a masturbação funciona ou não, recomendo que todos os homens vão se exercitando. Na pior das hipóteses ele vai ter câncer da mesma forma, mas ele (...)

Folha - Por que os negros precisam antecipar seus exames e cuidados com a próstata?

Srougi -
Tem três grupos de homens que tem mais risco de ter câncer de próstata: são aqueles que têm história na família. Se o indivíduo tiver um parente de primeiro grau com câncer de próstata - primeiro grau é pai, irmão ou filho - a chance dele ter câncer de próstata aumenta de duas a cinco vezes. Então, esse indivíduo tem que tomar muito mais cuidado.

O segundo fator de risco é a raça: os negros têm 50% mais de chance de ter câncer de próstata do que os brancos. Os negros brasileiros têm nove vezes mais chances, 900%.

Folha - Nossa, que coisa isso.

Srougi -
Esse estudo foi feito na Bahia pelo dr. Edson Pasqualini.

E, terceiro fator de risco é quem ingere muita gordura animal, esse indíduo também tem mais risco de câncer de próstata. Nesses indivíduos os exames de próstata não devem ser aos 50 anos, que é o que a gente recomenda, mas aos 40 anos, porque esses indivíduos têm mais risco de câncer de próstata.

Tem uma história curiosa, dá para falar um minuto mais?

Folha - Claro, à vontade.

Srougi -
Para vocês verem o efeito perverso da colonização, da dita civilização: os índios têm 70% menos de chance de ter câncer na próstata, uma população mais primitiva, provavelmente, ingere pouca animal e eles tem hábitos alimentares silvestres, eles têm 70% menos câncer de próstata que os brancos.

Existe uma tribo no Pará, chamada Parkategê, que foi colonizada pelos brancos, pelos ditos civilizados. O que aconteceu com esses índios? Esse é um estudo feito na Universidade Federal de São Paulo, na minha universidade, pelo dr. Homero Arruda e pelo dr. João Paulo - esqueci o nome dele, mas queria citar porque ele merece todo crédito, mas -, eles foram estudar essa tribo Parkategê - o dr. Homero Arruda é um fiel colaborador é urologista -, e observaram que nessa tribo dos Parkategês já existe agora um sobrepeso em 70% dos homens dessa tribo. Ficaram todos gordinhos, 70% dos índios estão gordinhos, porque começaram comer gordura igual aos brancos e com isso começaram a ter câncer de próstata. Um pequeno grupo de índios, eles estudaram para ver o PSA e fizeram toque e descobriram câncer de próstata em 5% desses homens, que é, se a gente pegar cem homens brancos e fizer uma biópsia, naquele momento, em cinco a gente descobre câncer de próstata, igualzinho aos brancos. Então, uma civilização que tinha menos câncer, ficou gordinha com a dita colonização branca, que a gente acha que é superior e começaram a ter uma doença que eles não tinham antes, para vocês verem, perceberem o efeito perverso da colonização.

Folha - Qual é a idade ideal então para as pessoas fazerem exame?

Srougi -
É 50 anos, aqueles três grupos de risco têm que começar aos 40, 45 anos.

Folha - Qual a incidência do câncer de próstata nos dois extremos: Japão e Serra Leoa? O senhor colocou os extremos ali Japão alta expectativa de vida e Serra Leoa baixa.

Srougi -
É, Serra Leoa é muito pobre, acho que lá nem...

Folha - Não dá para aparecer o câncer?

Srougi -
Não dá para saber quanto é de câncer, mas os dois extremos do mundo são os países do Extremo Oriente, que tem a menor incidência de câncer de próstata e a maior é dos países norte da Europa: Suécia, Dinamarca, lá se consome muita gordura animal. São países frios, se consome menos calorias porque a pessoa se movimenta menos. A diferença de incidência do câncer de próstata nesses dois centros é de dez vezes. Existe uma, bom, vamos em frente.

Folha - Existe o quê? Pode falar.

Srougi -
Não é bobagem, ia fugir um pouco do assunto.

Folha - As faculdades de Medicina estão adaptadas regularmente às demandas da medicina contemporânea ou estão atrasadas?

Srougi -
Infelizmente, estão atrasadas. Na verdade, o que eu ia falar, vou até aproveitar essa pergunta para falar existem três problemas complicados de saúde pública no Brasil em relação ao câncer de próstata, ao câncer de mama, ao câncer de útero, que são os principais cânceres que atingem homens e mulheres. Existe ainda uma grande desinformação e esse foi um dos estímulos, talvez o principal estímulo, para eu escrever esse pequeno livro sobre próstata, que é uma contribuição muito pequena e que, na verdade, a Publifolha, eu quero agradecer, estou sempre agradecendo à Publifolha transformaram uma coisa que, realmente, é insignificante num texto literário, numa coisa que parece que é muito importante e não é. Mas, enfim, esse livro o objetivo era para ilustrar, educar as pessoas em relação ao câncer de próstata.

Existe um segundo motivo que é mais porque, que muito brasileiro ainda ignora o câncer de próstata. Existe um segundo problema que é mais complicado, o indivíduo tem a informação errada, o que é muito comum no nosso meio, porque os meios de informação nem sempre têm o rigor que deveriam ter e transmite muita informação incorreta do câncer de mama, de próstata e tudo, informações que não são checadas, informações sensacionalistas, informações obtidas em fontes não-confiáveis de médicos e paramédicos que, às vezes, estão mais interessados na parte comercial do que na consistência do que eles fazem.

Tem um terceiro problema, este sim, muito perverso, que aqui no Brasil tem alta prevalência, que é as pessoas conhecerem os problemas de próstata, saberem que é importante, serem bem informadas e não terem acesso à saúde. Isso vale para a maior parte da população brasileira, infelizmente. Se o sujeito quiser fazer um exame de próstata, ele fala: bom, eu posso ir lá no Hospital São Paulo, no Hospital das Clínicas, na Santa Casa, só que se ele for lá e pedir para fazer um exame de próstata, ele vai ter que esperar seis meses, porque por maior que seja o empenho e o empenho é enorme dos médicos que trabalham nessas instituições, esses grupos de médicos, que trabalham nos hospitais publicos são tremendo idealistas porque eles trabalham com salários de R$ 800, R$ 1.000, R$ 1.200 por mês. Não trabalham por dinheiro, trabalham porque querem crescer, trabalham porque têm algum foco de idealismo, de altruísmo, de sensibilidade social. Eles vão lá, esses médicos trabalham de manhã, à noite, à tarde e eles não consegue dar conta, o indivíduo vai ter que esperar seis meses na fila. Esse é o lado perverso e no Brasil isso é altamente prevalente. Estou respondendo já em parte a sua pergunta.

As faculdades de medicina tem grandes elementos, grandes cirurgiões, grandes clínicos, grandes pesquisadores, mas estão absolutamente desestruturadas sob o ponto de vista financeiro, econômico, material e isso está criando uma situação altamente perversa para o nosso país.

Folha - Além das questões biológicas como o senhor vê o câncer? O senhor relaciona o surgimento do câncer a problemas emocionais?

Srougi -
Não, o câncer não tem, isso é muito estudado. Se repete constantemente que a parte emocional pode gerar câncer, mas não gera. Isso é bem conhecido. E, o que a gente sabe, fazendo experiências em animais e observando experiências ou testemunhando fatos da nossa vida é que o estresse psicológico acelera o crescimento do câncer. Tínhamos que colocar um grupo sob estresse, você tira a comida deles a hora que eles vão comer, quer dizer, produz estresses psicológicos contínuos, o câncer cresce muito mais nesses ratinhos do que naqueles que não têm estresse psicológico.

Tem até uma experiência curiosa. Na Harvard, eles fizeram um trabalho, que nem produziu estresse, eles pegaram dois grupos de ratos e um era tratado à distância, quer dizer, a comida chegava neles, através de um tubo e o outro tinha um tratador que ia lá, abria a gaiola, punha a comida, punha a água todos os dias, na mesma hora. O grupo que recebia a comida por tubo, o câncer cresceu muito mais rápido naquele grupo do que naquele que ia alguém dar a comida, mesmo com o pouco nível de inteligência dos ratinhos, quando se aproximava uma pessoa para mexer com eles, eles tinham uma sensação boa, isso diminuía a velocidade de crescimento do câncer. Todos vocês conhecem pessoas, tiveram contato alguma vez com alguém que tinha câncer, estava bem, de repente teve grande desastre emocional e o câncer de repente se espalhou. O problema psicológico estimula o câncer, mas não causa o câncer.

Folha - Voltando àquela questão aqui anterior tem o seguinte ponto: o que o senhor acha sobre a criação de novas faculdades de medicina em São Paulo?

Srougi -
Os médicos costumam dizer que tem muita faculdade de medicina e eu também dizia isso até quatro, cinco meses atrás. Aí chegou um dia eu falei: será que tem mesmo? O Brasil tem 120 milhões de habitantes, eu fui na internet comecei a entrar em todos os países, um dia em que eu estava sem o que fazer obviamente. Comecei entrar nos outros países, outras faculdades, comecei a ver a proporção de alunos, escolas médicas com a população do país. E, de forma inesperada para mim, eu concluí que o Brasil não tem tantas escolas médicas quanto a gente costuma dizer.

Todo mundo fala: o Brasil tem uma proliferação de escolas médicas, isso é horrível e não sei o que, e não tem. Na verdade, nós temos um número, talvez, até ideal de escolas médicas, agora, nesse momento, com todas essas escolas que surgiram. O grande problema do Brasil não é o número, mas a qualidade. As escolas que estão surgindo não tem professores bons, não tem hospitais de retaguarda para ensinar medicina e elas estão despejando no mercado e na nossa sociedade indivíduos mal formados, indivíduos que chegam com um tremendo idealismo, mas que, infelizmente, não receberam o que tinham que receber de bagagem científica e tecnológica e isso está criando, obviamente, uma perversidade na nossa sociedade. Ela vai se defrontar com indivíduos que não são bem qualificados, com todas as consequências indesejáveis que vocês imaginam que isso pode produzir.

Folha - Bem, eu queria concluir aqui, tentando fazer um pouco a continuação do que o dr. Miguel falou, a partir do que está sendo essa Semana Sinapse? Interessante que esse tema quem levantou, a partir da imortalidade, tem muito a ver com a própria questão do conhecimento. O Rubem Alves, no primeiro dia do encontro, lembrou uma passagem bíblica dr. Miguel, que em hebraico a palavra conhecer é igual transar. O sentido do conhecimento é o sentido da reprodução e da própria vida. E conhecimento, vem da base latina que é "cognoscere", que é nascer com. Você conhece alguma coisa quando você nasce com ela. Tem uma lenda grega, que o dr. Miguel foi falando, eu fui me lembrando sobre o que é ser feliz, o que é viver, o que é imortalidade, o que tem a ver tudo isso com esse encontro que a gente está passando aqui? A lenda é de uma reunião de deuses e os deuses estavam preocupados, que os homens fossem em algum momento pegar a imortalidade. Se eles pegassem a imortalidade os deuses deixariam de ser deuses porque os homens também seriam deuses. Aí houve nessa reunião - olha a profundidade dessa lenda - eles começaram a discutir onde esconder a imortalidade. Um falou assim: vamos colocar na montanha mais alta. Aí não, não coloca lá, porque o homem mais cedo ou mais tarde vai conseguir chegar nas alturas. Então vamos colocar na maior profundeza dos rios. Não, mas eles também vão chegar lá. Vamos pegar uma caverna, que ninguém... Não, os homens também vão chegar lá. Até que um outro falou assim: não, vamos colocar a imortalidade no coração dos homens, eles nunca vão conseguir chegar lá. E o sentido dessa lenda é que a verdadeira felicidade, o verdadeiro conhecimento está no autoconhecimento. Eles achavam que o homem que não se conhece, não conhece nada, ou seja, o homem que se desconhece não nasce. O que o dr. Miguel falou, que na verdade, a partir daqueles mapas foi uma esperança da vida mesmo. Foi a idéia de que talvez não seja importante viver para sempre, ou melhor, talvez, do jeito que ele colocou, eu queria me matar no meio imaginando a imortalidade, mas que melhor do que viver muito, talvez seja viver com sapiência. E, talvez, esteja na sapiência a grande razão da felicidade.

Então, eu queria agradecer, dr. Miguel , por essa aula de sapiência que o senhor deu aqui com o seu humanismo. Muito obrigado a vocês todos que vieram aqui nesse encontro e meu agradecimento especial ao senhor.


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