Folha Online sinapse  
17/02/2004 - 02h32

Veja a opinião de leitores do Folha Sinapse

da Folha de S.Paulo

Leia abaixo algumas cartas sobre o Folha Sinapse. Para enviar seu comentário por correio, escreva para al. Barão de Limeira, 425, 8º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP. Mande seu fax para o tel. 0/xx/11/3224-3362. Por e-mail, escreva para o folhasinapse@folha.com.br. Coloque sempre nome completo, endereço e telefone.

Capa

Gostaria de parabenizá-los pela reportagem sobre a importância das ações de estimulação ao desenvolvimento infantil. Esperamos que 2004 possa ser lembrado como um ano de efetivo avanço na consolidação de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida da população, em todas as fases do ciclo de vida. O papel da imprensa é fundamental nessa conquista.
Anna Maria Chiesa
São Paulo, SP

Cheguei uma hora antes ao trabalho e tive a oportunidade de ler com tranqüilidade a matéria do Sinapse "Começar do zero". O texto nos dá base científica para fortalecer a luta pela defesa de políticas públicas da criança. Temos lutado muito para garantir a inclusão dos meninos que, em sua própria comunidade, são rejeitados, quando deveriam ter ainda mais cuidados.
Fatima Marina Celin
presidente do Sindicato dos Bancários de Limeira, SP

Achei bem interessante a reportagem da edição de janeiro e, sobre a questão de o ensino ter uma visão diferenciada, estou de pleno acordo. Para minha filha, optei por um colégio que tem como objetivo abordar os lados emocional, intelectual, religioso e comportamental, construindo na criança um futuro realista. A abordagem da cultura é algo importantíssimo na grade curricular, incluindo arte, música, teatro e dança, sem esquecer as produções de texto desde pequenos, mesmo que seja por meio de desenhos e contando histórias para os amigos.
Mônica Andréia Rodrigues Rosa
São Paulo, SP

Teste

No teste "A ciência do século 20", só tivemos questões sobre física. Se a intenção era falar sobre física, por que pôr "ciência" no título, e não "física"? Se quisessem falar sobre a "ciência do século 20", deveriam ter falado sobre todos os seus ramos, inclusive as humanas. Isso revela um preconceito: o de que só as exatas são ciências.
Mauri Siqueira Montessi
São Carlos, SP

Rubem Alves

Emocionante o artigo de Rubem Alves sobre o feitiço da leitura. Quem já vive sob o domínio desse encantamento sabe o quanto é verdade o que ele escreve.
Tani Brzostek Muller
São Paulo, SP

Quando li o artigo "Sob o feitiço dos livros", fiquei encantado pelo modo como Rubem Alves trata da leitura. Em uma palestra dele a que tive o prazer de assistir, ele disse que "o livro não tem de ser lido, tem de ser devorado", e isso ficou guardado na memória. A leitura de seus livros são deliciosas, pois neles viajamos numa aventura e desfrutamos também seus pensamentos.
Vanildon Zangrando Muradi
São Paulo, SP

Maravilhosa sua iniciativa de captar e transcrever a essência da leitura, mostrando-nos como quiseram enquadrá-la, algemando-a em métodos. Admirei-me com a profundidade com que captou o espírito jovem, enquanto outros educadores limitam-se a dizer que os adolescentes são alienados e que não gostam da leitura. Na pressa de cursos pré-vestibulares, saímos com a sensação de não termos digerido a leitura, o que causa mal-estar e faz perder o "paladar".
Diana Gonzalez
Santos, SP

Sinapse

A entrevista com Serge Boimare, que "descobriu" para que serve a literatura, e o texto "A filosofia dos objetos", com o "pensador" Roger-Pol Droit, me levam a pensar que as invasões bárbaras são mais invasivas e mais bárbaras do que estão parecendo! Pelo amor dos leitores. Sinapse é a conexão entre as células nervosas, mas as minhas ficaram mesmo é raivosas! Não é possível realizar entrevistas e resenhas melhores do que essas?
Elaine Cuencas Santos
São Paulo, SP

Esta seção se reserva o direito de publicar apenas trechos de cartas.

Leia mais cartas sobre o Folha Sinapse.

     

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).