Folha Online sinapse  
28/09/2004 - 03h08

70 anos de paixão

José Mindlin
especial para a Folha de S.Paulo

Gosto de livros desde a infância, e ler é um hábito que mantenho até hoje. É difícil dizer o porquê desse gosto —aliás, de uns 70 anos para cá é uma paixão—, porque paixão não se explica.

Ando sempre com um livro, leio muito no carro, mas nunca deixo a obra ali, porque, se for roubado, ao menos a leitura não se interrompe.

Pode haver um fator genético nesse gosto, eu ter herdado, voltada para os livros, a paixão que meu pai tinha pelas artes plásticas. Pode ser uma atração irresistível por um derivativo insubstituível à monotonia diária.

Na realidade, há muitas tentativas de explicação possíveis, mas o fato é que não consigo imaginar uma vida sem livros e sem leitura.

José Mindlin, 90, é bibliófilo. Acaba de lançar "Memórias Esparsas de uma Biblioteca" (Imprensa Oficial), em que conta histórias de sua coleção de 35 mil livros.

Leia mais
  • Para construir leitores
  • Uma vida pelos livros
  • Na infância, menos TV e mais livros
  • Enquete: "Ler é:"

  •      

    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).