Folha Online sinapse  
26/10/2004 - 02h32

Veja a opinião de leitores do Folha Sinapse

da Folha de S.Paulo

Leia abaixo algumas cartas sobre o Folha Sinapse. Para enviar seu comentário por correio, escreva para al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP. Mande seu fax para o tel. 0/xx/11/3224-3362. Por e-mail, escreva para o folhasinapse@uol.com.br. Coloque sempre nome completo, endereço e telefone.

Capa

Moro em Codó, no interior do Maranhão, cidade que tem aproximadamente 110 mil habitantes e quase 50% de analfabetos. Só existe uma biblioteca na cidade, e seu acervo é muito desatualizado. Tivemos a iniciativa de criar uma biblioteca comunitária, com quase 500 livros, assinatura de revistas e folhetos. Meu sonho é disponibilizar internet para todos.
Hélio Ricardo Macedo Faustino
Codó, MA

A leitura sempre foi primordial na minha vida. Foi pelos livros que conheci o mundo, outros planetas, fui à Lua. Fui até protagonista de várias histórias -princesa, fada, heroína. Encantei-me com histórias reais e fictícias. O que aprendi na faculdade da vida, com os livros, quero passar para todas as pessoas. Leitura é essencial para o crescimento intelectual e, é claro, para o crescimento humano.
Eliana Garcia
São Paulo, SP

É gratificante ver casos como o do pedreiro Evando dos Santos, sua descoberta e sua paixão pelos livros. Mas é triste constatar que o brasileiro lê, em média, 1,8 livro por ano. Imagino quantas centenas de horas as pessoas não passam por ano na frente da TV, assistindo a programas de qualidade duvidosa. Todo município do país deveria ter, ao menos, uma boa biblioteca pública. Oxalá um dia isso aconteça.
Renato Khair
São Paulo, SP

Qualquer pessoa pode incentivar a leitura, mas pessoas que desenvolvem trabalhos como o da professora Maria do Socorro D'Ávila têm a minha profunda admiração.
Noadia S. Costa de Oliveira
Embu, SP

Educação

Os materiais didáticos padronizados servem para manter controle, empobrecendo o saber, mas justificam-se através da lógica e dos interesses de mercado. As escolas perdem sua identidade, os professores, sua autonomia, e a equipe pedagógica, sua função! Perde-se, como disse Rubem Alves, o olhar!
Mônica de Toledo e Silva Spegiorin
São José dos Campos, SP

Sinapse

Meus cumprimentos pelo excelente suplemento de setembro, cujas matérias primam pela relevante importância que apresentam, como o problema da leitura no Brasil, a orientação para cursos de pós-graduação no exterior, o uso e o abuso da ciência, os métodos educacionais em algumas escolas, a questão das cotas universitárias e, como fecho, a crônica de Rubem Alves, a sempre deliciosa sobremesa. Qualquer leitor interessado nos problemas culturais brasileiros arquivará o suplemento em seu rol de artigos de consulta.
Noel Sambaíba
São Paulo, SP

Rubem Alves

Escrevo porque, em seu último artigo, Rubem Alves falou que muitas pessoas não gostam de suas teorias. Faz pouco, apresentei na Universidade Nacional de Assunção (Paraguai), onde sou docente, um trabalho sobre ensino em arquitetura. Faço referência à teoria das caixas (ferramentas e brinquedos), que parece feita sob medida para essa área, cujo universo é o da tecnologia (ferramentas) e criatividade (brinquedos). Cito a fonte de seus artigos (Folha de S.Paulo), que visito uma vez por mês na internet.
Ida De los Ríos
Assunção, Paraguai

Parabéns pela maravilhosa reflexão em "Sobre ciência e sapiência". Ah, se americanos e guerreiros do mundo todo ouvissem mais a sapiência tão bem entoada em sua voz que a ciência mortal gritada por George W. Bush!
Cláudio Rúbio
São Paulo, SP

Esta seção se reserva o direito de publicar apenas trechos de cartas.

Leia mais cartas sobre o Folha Sinapse.

     

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).