Folha Online sinapse  
30/11/2004 - 02h30

Veja a opinião de leitores do Folha Sinapse

da Folha de S.Paulo

Leia abaixo algumas cartas sobre o Folha Sinapse. Para enviar seu comentário por correio, escreva para al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP. Mande seu fax para o tel. 0/xx/11/3224-3362. Por e-mail, escreva para o folhasinapse@uol.com.br. Coloque sempre nome completo, endereço e telefone.

Capa

Fiquei indignada com as palavras de Júlio Lobos, da consultoria Instituto da Qualidade. Os termos usados com relação às mulheres no mercado de trabalho foram generalizados, e a verdade não é bem assim. Ele afirma que as mulheres "não têm o mesmo apetite dos homens para se projetar no meio empresarial e não querem ser a número um" e as responsabiliza por "não pleitear, não fazer o mercado se abrir". A situação é bem diferente. Infelizmente, vivemos em uma cultura em que as mulheres realmente são discriminadas. Eu mesma senti essa discriminação, em 1999, numa grande companhia em que trabalhava.
Giovana Maria Moraes
São Paulo, SP

Sociais & Cias.

Gostaria de parabenizar a estréia da seção "Sociais & Cias.". É louvável mostrar aos leitores a contribuição de pessoas físicas e jurídicas para melhorar o sofrimento dos menos favorecidos e, ao mesmo tempo, ocupar o espaço deixado pelo poder público.
Alessandro Gouveia Müzel
Paraguaçu Paulista, SP

Sinapse

O Sinapse é mais um extraordinário trabalho publicado pela Folha de S.Paulo. Que tal reunir todos os cadernos em uma única publicação? Seria um presente de inestimável valor para os brasileiros, leitores carentes de publicações sérias e de preço acessível. Parabéns.
Jeni Palmira
Santa Maria, RS

Educação

Li com interesse a matéria "Hora de amadurecer", sobre a educação ambiental no ensino fundamental brasileiro. Sem dúvida, trata-se de um tema estratégico para ser cultivado nas escolas, uma vez que a etapa inicial da formação das crianças é propícia para o estímulo à curiosidade, ao conhecimento e à sensibilização quanto à importância de cuidar do ambiente. Afinal, dele depende a sobrevivência da sociedade. Exatamente como se conclui na matéria, entendo que o estudo do ambiente engloba necessariamente as mais diversas especialidades do conhecimento científico.
Wilson Teixeira, professor titular do Instituto de Geociências da USP
São Paulo, SP

Esta seção se reserva o direito de publicar apenas trechos de cartas.

Leia mais cartas sobre o Folha Sinapse.

     

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).