São Paulo, domingo, 3 de setembro de 2000
 

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sites testados


A Internet pode encurtar o caminho entre a empresa e o consumidor. Sites em Revista testou o serviço on line de empresas de telefonia, Internet em alta velocidade e TV por assinatura e, na maioria dos casos, quando o assunto é rapidez no atendimento, o bom e velho telefone, mesmo com as irritantes secretárias eletrônicas, continua sendo mais veloz.


TVA - Tem um bom descritivo de pacotes e preços. Para solicitar assinatura por e-mail, basta preencher o formulário na seção de serviços on line. Há pedidos específicos para reparos técnicos, mudança na forma de pagamento (como débito em conta) e assinatura da revista. O prazo para resposta é de dois dias úteis. No teste, foi solicitado o serviço de instalação de um ponto para não-assinante. A primeira dificuldade é descobrir onde fazer isso _nesse caso, o pedido foi feito no ícone Outros. Os dados foram transmitidos às 16h e, às 19h, um funcionário entrou em contato, por telefone, para informar e agendar a instalação. O site funciona bem, mas a navegação não é muito confortável e não há opção de receber as respostas solicitadas por e-mail.


NET - Osite é bem organizado, mas tem um número reduzido de serviços on line. Para solicitar um ponto adicional, por exemplo, a orientação do site é a de que o assinante entre em contato pelo telefone. O teste foi solicitar informações e agendar o serviço de instalação para um novo assinante. O e-mail foi enviando às 16h, e o telefonema de retorno foi feito pontualmente às 19h, conforme solicitado.


TELEFÔNICA e SPEEDY - Quem está interessado em obter uma linha telefônica residencial pode fazer o cadastro pela Internet no site da Telefônica. O formulário não é dos mais agradáveis, pois todos os serviços que podem ser solicitados, como mudança de endereço, estão na mesma página. Dados foram preenchidos e enviados, mas não houve resposta em 48 horas. Para o Speedy, o atendimento on line foi mais eficaz. O cadastro é simples, mas é preciso ter em mãos todas as informações sobre o proprietário da linha telefônica. O retorno foi dado dentro do prazo estipulado pelo Sites em Revista, de 48 horas.


VIRTUA - O sistema de Internet em alta velocidade da NET tem uma das melhores fichas cadastrais em relação aos seus concorrentes. Há opções para quem já é assinante de TV a cabo e deseja contratar a Virtua, para quem só quer informações e para quem ainda não é atendido no bairro, mas deseja receber o serviço no futuro. O formulário é inteligente e avisa quando as informações estão incompletas ou erradas. Na primeira vez em que foi enviado o cadastro, houve erro. Na segunda, foi confirmado. A opção de informações por e-mail foi selecionada, mas não houve resposta no prazo de 48 horas.


A JATO - Serviço de Internet em alta velocidade da TVA. Funciona como um portal de informações e aceita solicitação de serviços. Quem ainda não é assinante da TVA será direcionado ao site da operadora de TV por assinatura, mas, se já recebe os serviços, pode solicitar a Internet pelo site. Há uma área para assinatura individual e outra para serviços corporativos. Após preencher os dados no formulário, o contato foi feito em três horas.


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