São Paulo, domingo, 30 de julho de 2000
 

Próximo Texto | Índice

http://
Turismo

Para viajar sem gastar muito, é possível encontrar na rede diversas dicas de lugares, roteiros, hospedagem e mesmo transporte barato, além de conseguir caronas e companhia.

Albergues da Juventude
O que é: É possível se cadastrar via Internet, além de saber todas as cidades em que há albergues associados e programar a viagem para lá. Além disso, oferece reservas via Internet e até dicas de como chegar ao albergue de várias cidades a partir de rodoviárias e aeroportos. O preço é informado ao interessado via e-mail ou telefone, indicado na página. Há ainda seção de fotos de vários dos albergues.
Visual: a página inicial tem os links para entrada conforme o assunto de interesse.
Ponto forte: além de oferecer os links para todas as associações que têm albergues no mundo, ainda lista links com informações úteis para mochileiros.
Ponto fraco: alguns dos links informados não têm o endereço principal, só a página específica.

Vai Pra Onde? -
O site lista os destinos “perfeitos” para mochileiros no Brasil, como Chapada Diamantina, Itatiaia e trilhas do Rio. Tem mural de carona e serviço de busca de hospedagem, com opção para hotéis, campings e albergues. Válido para quem quiser viajar pelo Brasil com uma mochila nas costas sem gastar muito. Mas quem quiser ficar em camping só terá opções para a Bahia, Santa Catarina e Estados do Sudeste.

Cheap Travel -
Numa das seções, colocando data de saída e chegada e locais de origem/destino, o site pesquisa as passagens aéreas mais baratas. Para achar um hotel, você digita a cidade para onde vai viajar e tem as opções. Quem deseja alugar um carro deve digitar a cidade onde vai pegar o veículo, o período em que vai ficar com ele, a agência preferida (pode optar por “qualquer uma”) e o tipo de carro que prefere e recebe uma lista com as melhores tarifas.

Sem Destino -
O site promete uma série de ofertas para quem quer viajar muito com pouco dinheiro. É possível fazer reservas on line em albergues, hotéis mais baratos, hospedarias do tipo “bed and breakfast”, além de obter passes de trem e metrô para várias cidades do mundo. Além disso, há um mural onde viajantes procuram companhia para dividir apartamentos _pode ser uma boa pedida para gastar menos e não viajar sozinho, no caso de não ter uma companhia.

Art of Travel -
É um livro transposto na Internet que se propõe a ensinar como viajar gastando apenas US$ 25 ou menos por dia. Uma das dicas do autor é de tirar o fôlego: ele diz que sua forma favorita de se deslocar não é usando ônibus ou trens, mas andando. Dá dicas a mochileiros sobre o tamanho e o conteúdo de uma mochila para quem for praticar esse tipo de turismo.

Webturismo -
Ao se cadastrar nesse site o internauta informa local para onde vai viajar_apenas cidades brasileiras_, período e preço que quer pagar. Após o cadastro, o internauta é informado de que seu pedido vai ficar no ar para os parceiros do site até o dia em que ele prevê viajar. Abrange várias cidades brasileiras e diferentes tipos de hospedaria _como hotéis, campings e pousadas. Tem telefones de consulados no Brasil, conversor de moedas e espaço para trocas de dicas de viagens.

Railpass Express -
É o site oficial dos trens europeus e britânicos. Explica quais são os passes disponíveis, mostra mapas e apresenta guias das linhas de trens da Europa continental e da Grã-Bretanha. Ainda é possível adquirir os guias das linhas e mesmo os passes via Internet.

Clube dos Mochileiros do Brasil -
O clube se propõe a ser um espaço de troca de experiências entre turistas mochileiros para que conheçam os roteiros feitos por outros sócios, as boas pedidas e as frias. Albergues, dicas pré-viagem, campings e trilha do mês são algumas das seções do site.

Viagens Promocionais -
Além de oferecer ofertas de pacotes turísticos nacionais e internacionais, podendo fazer a reserva on line, o usuário pode participar de leilões virtuais para adquirir pacotes fazendo lances que estejam dentro de seu orçamento. Os pacotes pré-prontos têm a desvantagem de serem válidos apenas para poucos meses do ano _a maioria para março e abril.

Guia do Litoral -
Ainda tem poucas praias disponíveis _somente em São Paulo, Rio, Bahia e Santa Catarina, ainda assim não todas as praias desses Estados. Mas é bom guia para quem deseja ir a um dos locais disponíveis, com história da cidade, orientação de como chegar, lista de hotéis e pousadas e fotos das praias. Há também um descritivo da cidade para onde se deseja ir.

Brasil Viagem -
Um grande guia de viagens pelo Brasil dividido em seções de busca (subdividido por Estado) e de dicas. Algumas das seções são roteiro inesquecível, minha cidade _para o internauta descrever pontos interessantes de onde mora_, companhias aéreas _que oferecem trajetos para a cidade onde se quer ir_, hotéis, acampamentos infantis, videoteca e álbum de viagem.

Subway Navigator
O que é: Traz as linhas de metrô de 60 cidades no mundo, 10 das quais nos Estados Unidos. Além de mostrar as linhas de metrô nas cidades oferecidas, ainda oferece um serviço em que o interessado coloca estação de embarque e desembarque e obtém o trajeto necessário.
Visual: simples, mas de fácil navegação.
Pontos fortes: serviços de informação e bons mapas das linhas, além de tempo estimado de viagem.
Pontos fracos: desatualização _o mapa de São Paulo não inclui as estações Vila Madalena e Sumaré_, número ainda relativamente baixo de cidades _as principais de cada país_, demora na resposta a perguntas.


Próximo Texto: Meio ambiente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.