São Paulo, domingo, 30 de julho de 2000
 

Próximo Texto | Índice

http://wap
dúvidas


Sites em Revista fez um roteiro básico para orientar e responder às perguntas mais comuns sobre WAP:





1) Preciso trocar o meu celular digital?
Sim, porque para navegar na Internet o aparelho precisar ter um minibrowser.

2) É preciso contratar os provedores de Internet para acessar os sites WAP?
Não. Quem presta o serviço são as operadoras de telefonia móvel, que oferecem um menu básico de conteúdo variado, como guias de cinemas e acesso a serviços bancários.

3) Posso acessar os mesmos sites que visito em meu computador?
Não. Os sites precisam estar numa tecnologia diferente _chamada WML (Wireless Markup Language, ), enquanto a das páginas tradicionais da Internet é HTML (HyperText Markup Language). Por isso, provedores, sites e as operadoras de telefonia estão firmando parcerias para produzir esse conteúdo. “É como se estivéssemos criando uma nova Internet, exclusiva para o celular”, explica o gerente de produtos e novos negócios do Zip.Net, Lucas Longo, 25. Será uma versão mais enxuta, só com informações essenciais, textos curtos e sem imagens. O foco do conteúdo das páginas WAP é a prestação de serviços.

4) Que tipo de serviço será oferecido?
Guias de lazer, consultas bancárias, acompanhamento do mercado financeiro/conversões de moedas/investimentos, envio e recebimento de e-mails, meteorologia, condições de trânsito.

5) Vou poder fazer compras pelo celular?
O comércio eletrônico via WAP (m-commerce, de comércio móvel) deve chegar em breve, quando estiverem decididos os padrões de segurança. Na Finlândia, por exemplo, onde a maior parte da população usa celular, foi criado um sistema em que basta digitar o valor e uma senha para fazer compras e pagamentos pelo aparelho. No Brasil, a empresa de vendas Shoptime foi uma das fechou parceria com a Telesp Celular para venda de produtos pelo WAP.

6) Qual é a diferença entre WAP e aquelas mensagens curtas recebidas no celular?
O SMS (Short Messaging Server) é um serviço de mensagens curtas, com um limite de 160 caracteres, que o usuário apenas recebe na tela do celular. Dá para ler e-mails enviados de um computador tradicional, trocar pequenas mensagens com outros celulares e assinar serviços de conteúdo exclusivo, como notícias e informações financeiras, que podem ser contratados nas operadoras. Mas não é possível navegar por páginas na Internet, como no WAP.

7) A tela do celular não é muito pequena para navegação na rede?
Sim. Por isso, os sites WAP dispensam, pelo menos num primeiro momento, conteúdos multimídias, com visual revolucionário e que exijam altas velocidades de conexão. Haverá apenas textos, breves. Além disso, está se investindo na mudança do aparelho para que eles ganhem mais linhas de texto (hoje o máximo são quatro) e uma tela maior.

8) Quando os aparelhos começam a ser vendidos?
Já estão à venda. No próximo mês, as operadoras devem realizar promoções para incentivar a troca dos aparelhos, que devem ter o preço mínimo inicial de R$ 299.

9) Além do aparelho, o que mais preciso pagar?
Depende da operadora. Algumas cobram mensalidade de R¹ 10 e outras incluem o serviço WAP na mensalidade tradicional (veja quadro nas págs. 8 e 9). Além disso, é cobrado o preço do minuto dentro do plano escolhido pelo usuário. Na mesma cidade, o usuário pagará a tarifa do minuto local; se estiver fora, terá de pagar a taxa de deslocamento. Ainda não há “roaming” (ou seja, não pode ser usado fora da área de cobertura) para os serviços WAP.

10) Vale para o celular pré-pago?
Por enquanto, o WAP só vale para celulares pós-pagos, ou seja, com conta mensal. Mas a promessa é que os celulares com tecnologia TDMA (os pré-pagos) estejam disponíveis já no mês que vem.

11) Onde já existe WAP?
Na Europa, Japão, EUA e Canadá e agora começa a chegar à América Latina. No Brasil, por enquanto, somente quatro operadoras oferecem esse serviço nos Estados de São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Rio de Janeiro e no Distrito Federal. A expectativa é de que, ao longo do segundo semestre, todos os Estados brasileiros já disponham da tecnologia WAP. A BCP de São Paulo, por exemplo, deve lançar o serviço em agosto.

12) Quem organiza o WAP?
O WAP é um padrão aberto, desenvolvido e controlado pelo WAP Fórum (www.wapforum.org), entidade que congrega as principais empresas.


Próximo Texto: Wap/serviço/Tecnologia e portais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.