Treinamento Folha   Folha Online
   
16/03/2008

Programa de treinamento em jornalismo da Folha faz 20 anos

da Folha de S.Paulo

Depois de amanhã completam-se 20 anos da conclusão da primeira turma do programa de treinamento da Folha. Desde então, o programa, hoje na 45ª turma, formou mais de 350 jornalistas, dos quais 82 permanecem no jornal.

O programa original foi concebido, ao longo de 1987, por Arthur Ribeiro Neto, então secretário-assistente de Redação, e teve como orientadores os jornalistas Leão Serva e Silvia Bittencourt. O primeiro programa aconteceu de 29 de fevereiro a 18 de março de 1988.

Entre os oito integrantes daquela turma, estava Ana Estela de Sousa Pinto, hoje editora de Treinamento. É ela que vem coordenando todos os programas desde a 26ª turma.

Quem concebeu o atual formato do programa foi o antecessor de Ana, o colunista da Folha Marcelo Leite. As principais mudanças foram no processo de seleção, que passou a incluir o preenchimento de uma ficha pela internet que inclui espaço para que os interessados relatem gostos pessoais e experiências de vida --uma maneira de fugir da seleção óbvia apenas pela formação-- e uma semana de palestras para os pré-selecionados.

O programa teve a sua duração ampliada. A turma atual será treinada por quatro meses. Além disso, os trainees deixaram de fazer simulações --nas quais jornalistas da Folha faziam o papel de entrevistados-- e passaram a fazer reportagens de verdade.

Com isso, nasceram os cadernos especiais. O primeiro teve como tema o trânsito caótico de São Paulo -- assunto que, como naquele 1997, está na pauta do dia. Desde então, os trainees produziram 22 edições, todas disponíveis na internet, no site do programa.

Na avaliação de Leite, o programa é benéfico para a Folha e para os trainees. "Para os jornalistas que fazem eu não tenho dúvida de que é útil. Para a Folha também é bom. Garante um fluxo de reposição de gente que vem com menos problemas para trabalhar imediatamente no jornal", afirma.

Atualmente, o programa de treinamento é patrocinado pela Philip Morris Brasil, pela Odebrecht e pela Pfizer. Entre outras atividades, os atuais trainees participarão do 3º Congresso Internacional da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), em maio, em Belo Horizonte.

Encontram-se abertas até julho as inscrições para o 47º programa. Para se inscrever, basta ter concluído ou estar cursando um curso superior, em qualquer área.

O programa tem como uma de suas características a pluralidade na escolha dos candidatos --desde 1997, dos 222 trainees, 104 eram de outros Estados que não São Paulo.

NA INTERNET
www.folha.com.br/treinamento
0 site do programa de treinamento

BLOG

BATE-PAPO PRÊMIOS ESPECIAL
Patrocínio

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Philip Morris
AMBEV


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).