Folha Online 5 Sentidos
5 sentidos
30/04/2003

'Super-olho' pode sair da ficção

RÔMULO NEVES
DA EQUIPE DE TRAINEES

Ormuzd Alves/ Folha Imagem
Luís Alberto é guiado pela cadela Honey
Pesquisadores americanos estão desenvolvendo a "super-visão" para quem já enxerga bem. Essa nova tecnologia não é algo sobre-humano como os poderes do Super-Homem, mas sim o aproveitamento de todo o potencial de nossos olhos.

No final do ano passado a FDA (a agência norte-americana de controle de alimentos e medicamentos) concedeu autorização para a realização, em caráter comercial, de cirurgias para conseguir a "super-visão".

Essas operações corrigem desvios minúsculos que deformam a imagem formada na retina, pois a córnea e o cristalino, normalmente, não são totalmente transparentes e regulares.

Nenhum dos pacientes, dos 200 que já se submeteram à nova cirurgia nos Estados Unidos, atingiu mais do que 5% acima da capacidade normal da visão.

Apesar disso, David Williams, especialista da Universidade de Rochester, em Nova York, afirma que, com o desenvolvimento dessa tecnologia, a visão humana pode alcançar o dobro da capacidade atual com essas correções.

O primeiro passo da "super-visão" foi o desenvolvimento de novos aparelhos capazes de diagnosticar 65 tipos de desvios pelos quais pode passar a luz quando entra no olho humano.

Tanto o aparelho desenvolvido pela Bausch&Lomb, o Zywave, como o Ladarwave, da Alcon, mapeiam a córnea do paciente e prescrevem uma intervenção cirúrgica totalmente personalizada, que corrige os desvios num nível microscópico, com a mesma tecnologia dos telescópios dos observatórios astronômicos.

Anterior | Próximo | Índice

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).