Folha Online Aqui jaz São Paulo
Aqui jaz São Paulo
02/12/2003

Antigas vias de transporte, rios são poluídos desde o século 16

CAIO JUNQUEIRA LUÍS FERRARI
da Equipe de Trainees

Se hoje os rios de São Paulo só servem para receber esgoto e causar enchentes, na maior parte da história da cidade os paulistanos dependiam deles para alimentação e transporte. Barcos eram o principal meio de locomoção da região até a chegada do bonde puxado por burros, em 1872.

"Embarcados na sua canoa, o padre, o fazendeiro, o simples homem do povo podiam atingir qualquer ponto dentro de São Paulo", relatou o historiador Teodoro Sampaio no século 16.

Apesar de importantes, os rios sempre foram poluídos pelos moradores. Os pescadores utilizavam o tingui, erva silvestre venenosa, capaz de matar milhares de peixes de uma só vez. Essa técnica de pesca, que escurecia as águas, foi proibida em 1591. Mas isso não impediu que o método continuasse sendo empregado.

No século 19, o rio Anhagabaú ficava vermelho no começo da tarde. Junto com as águas coloridas, vinha um mau cheiro que se espalhava pela cidade. A razão disso era o matadouro público, que, situado às margens do rio, lançava sangue e restos de animais em seu curso.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).