Treinamento Folha   Folha Online
   
15/11/2007

FINALMENTE JUNTOS

DO SUN HERALD, Mississipi, EUA

tradução Clara Torres

Muito mais do que uma ponte.
Por Stan Tiner
1/11/07

Isto é apenas uma ponte, não é?
Como qualquer outra ponte, uma estrutura física construída pelo homem. Formulada na mente de alguém, especificada no papel, executada: começando no ponto A e terminando no ponto B.
Oh, você pode falar do sangue, da labuta e das lágrimas que são parte da alquimia de tal coisa, mas no final, um objeto feito pelo homem com o intuito de transportar carros, caminhões, motos e pessoas que os dirigem, e seus passageiros, acima de uma particular estrutura de água para conduzi-los onde quer que tenham escolhido.
É o caminho da humanidade; nós somos capitães do nosso universo, determinados a superar impedimentos para nossa própria conveniência, tal como as pontes.
Nós apreciamos o senso de domínio que estes edifícios sustentam.
Então por todos esses anos antes do Katrina, atravessamos a ponte que se estende pela Biloxi Bay, quase esquecidos, até mesmo indiferentes de sua presença física, notando-a apenas quando ela, ocasionalmente, se abria para a passagem de um barco, retardando a vida corrida, exigindo-nos uma parada para descanso acima da tranqüila baía, talvez para espiar uma gaivota ou um pescador e invejar sua liberdade.
Até o Katrina. Até 29 de agosto, de 2005.
(...)
(Aqui ele relata como a passagem do Katrina destruiu a ponte e como estão sendo as obras de recuperação, que devem ficar prontas no Natal, dentre outros detalhes)
Mas isto é apenas uma ponte, não é?
Oh não, isto não é apenas uma ponte - são as esperanças e os sonhos de um povo realizado. São cordas de aço e concreto que reuniram pessoas de uma comunidade, separados por muito tempo. A ponte representa uma reunião de famílias e amigos que ansiavam por estarem conectados, assim como já tinham estado uma vez, e como vão estar muito em breve. ()

BLOG

BATE-PAPO PRÊMIOS ESPECIAL
Patrocínio

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Philip Morris
AMBEV


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).