Treinamento Folha   Folha Online
   
Vícios modernos
20/06/2004

INICIATIVAS DE PREVENÇÃO CRESCEM

DA EQUIPE DE TRAINEES

Se a quantidade de vícios é crescente atualmente, também aumenta o número de iniciativas para combatê-los. Neste mês, a prefeitura do Recife discute um projeto de proibição de venda de bebidas alcoólicas após as 23h. A idéia já é utilizada em Diadema, município da Grande São Paulo, desde 2002.

O Brasil, segundo Cristina Cantarino, pneumologista do Inca (Instituto Nacional de Câncer), tem uma das mais avançadas políticas de combate ao tabagismo. A publicidade é limitada aos pontos de venda e há campanhas públicas de esclarecimento sobre os males do fumo.

Entretanto, de acordo com o psiquiatra Cláudio Duarte, do Grea, a prevenção é uma prática que engatinha. A professora da Faculdade de Educação da USP Lisandre Castelo Branco diz que nem sempre esforços preventivos têm eficácia garantida.

As campanhas de prevenção, diz ela, têm apenas efeito informativo. De acordo com a professora, elas são úteis porque educam a população e provêem informações que de outro modo as pessoas não teriam.

Também o psiquiatra Arthur Guerra de Andrade ressalta a importância da educação. Ele diz que se deve deixar para o indivíduo fazer a escolha, desde que ele tenha informações.

"A repressão é paliativa, é importante agir antes da droga", diz o secretário nacional antidrogas, Paulo Uchôa. (TL, DB e FFO)

BLOG

BATE-PAPO PRÊMIOS ESPECIAL
Patrocínio

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Philip Morris
AMBEV


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).